Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Violência

México mata 29 traficantes do grupo responsável por chacina

Guerra contra o narcotráfico deixou mais de 28 mil pessoas mortas no país desde 2006

Polícia forense examina local de tiroteio em que pelo menos quatro pessoas foram mortas ontem: ofensiva contra o narcotráfico | Tomas Bravo/Reuters
Polícia forense examina local de tiroteio em que pelo menos quatro pessoas foram mortas ontem: ofensiva contra o narcotráfico (Foto: Tomas Bravo/Reuters)
Veja onde ocorreram os confrontos |

1 de 1

Veja onde ocorreram os confrontos

Cidade do México - Pelo menos dois confrontos entre policiais e narcotraficantes no estado mexicano de Nuevo León, próximo à fronteira com os EUA, deixaram 29 mortos nos úl­­timos dias.

Um grupo de criminosos en­­frentou, ontem, os militares perto do povoado de Benito Juárez. Quatro pessoas morreram, de acordo com a polícia local.

Na noite de quinta-feira, o Exér­­cito do país trocou tiros com os bandidos em uma fazenda. Como resultado, 25 traficantes morreram, e dois militares ficaram feridos.

As autoridades ainda resgataram três pessoas sequestradas pelo grupo. Informações de fontes militares indicam que os 25 seriam membros do cartel Los Ze­­tas, o mesmo responsabilizado pelo massacre de 72 imigrantes ile­­gais no estado de Tamaulipas (ambos no violento norte do país).

O jornal mexicano Jornada informa que o tiroteio ocorreu no rancho El Troncón, entre Ciudad Mier e Monterrey, que seria um acampamento de treinamento do cartel.

Há rumores ainda de que os homens seriam sicários, ou matadores de aluguel contratados pelos cartéis. No local, os soldados libertaram três pessoas sequestradas, apreenderam 25 rifles, 4 granadas, 4.200 munições e 23 veículos, dois deles pintados co­­mo os carros utilizados pelo Exér­­cito.

A Secretaria da Defesa Nacio­­nal não confirma as informações e diz que os corpos ainda não fo­­ram identificados.

Segundo o jornal, as autoridades do município de General Tre­­viño solicitaram ajuda ao Serviço Médico Legista para o levantamento dos corpos, enquanto pe­­ritos da Procuradoria-Geral de Justiça do Estado e policiais estiveram no lugar do confronto.

Como foi

Em comunicado, a secretaria ex­­plicou que uma aeronave mi­­litar sobrevoava a Ciudad Mier quando identificou um grupo de ho­­mens armados em frente de um prédio.

Quando as tropas foram ao local investigar, os homens ar­­mados abriram fogo e começaram uma batalha que deixou 25 deles mortos e dois soldados feridos.

O estado de Nuevo León, que faz fronteira com os Estados Uni­­dos, registra, desde março, um aumento na violência devido à disputa entres dois cartéis rivais, Los Zetas e El Golfo.

A guerra que ambos mantinham no estado de Tamaulipas se transferiu também para Nuevo León. Desde então, foram registrados mais de 200 assassinatos e sequestros no estado.

Mais de 28 mil pessoas foram mortas no México desde 2006, quando o presidente Felipe Cal­­derón assumiu o cargo e deu início a uma campanha militar contra os cartéis da droga.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.