
Ouça este conteúdo
O presidente da Argentina, Javier Milei, usou suas redes sociais para apoiar a liberdade econômica e criticar a alta carga tributária imposta por governos locais. Neste domingo (20), Milei destacou a decisão da empresa de origem argentina Mercado Livre, que optou por transferir sua sede nos Estados Unidos do estado de Delaware para o Texas, após aumentos de impostos.
A informação, publicada inicialmente pela imprensa dos EUA, foi compartilhada pelo presidente argentino em sua conta na plataforma X com a frase “votar com os pés” — uma expressão usada para descrever o movimento de pessoas e empresas que escolhem onde morar ou atuar com base nas condições econômicas e políticas mais favoráveis.
A atitude da empresa comandada por Marcos Galperín foi entendida por Milei como um exemplo do que acontece quando o poder público penaliza quem produz. A publicação também acontece em meio à crescente tensão entre o governo argentino e prefeituras do chamado Conurbano — região metropolitana de Buenos Aires — que vêm pressionando o setor privado com tributações locais elevadas, como o Imposto sobre Ingressos Brutos (IIBB).
Nos últimos meses, Javier Milei tem reafirmado seu compromisso em reduzir os impostos na Argentina e enfrentar o que chama de “casta política” — grupos que, segundo ele, se beneficiam de um Estado grande, ineficiente e custeado por tributos que sufocam empresas e trabalhadores.



