Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Evento na Fundação Faro

Milei fala em “despertar” da direita na América do Sul e defende agenda libertária

O presidente da Argentina, Javier Milei, celebrou avanço da direita na América do Sul após vitória de conservador no Chile (Foto: EFE/Eduardo Velázquez)

Ouça este conteúdo

O presidente da Argentina, Javier Milei, participou de um evento da Fundação Faro nesta semana, ocasião na qual celebrou o avanço da direita da América do Sul após a vitória de Antonio Kast no Chile.

O argentino abriu seu discurso com palavras de solidariedade à comunidade judaica na Argentina e no mundo após o atentado ocorrido no domingo em Sydney contra pessoas que celebravam o primeiro dia da festividade de Hanukkah, que deixou pelo menos 16 mortos e 29 feridos.

"Atos como estes são os que nos lembram da importância da batalha cultural que estamos travando", afirmou.

Sobre a batalha cultural com a esquerda que ele sempre menciona em suas declarações, Milei comentou ainda que "diferença entre eles [esquerda] e nós é espiritual. Podemos ter uma ótima gestão, uma máquina política imparável, mas não podemos parar de lutar a batalha cultural porque essas pessoas nunca desistem".

Ele classificou a esquerda como "vampiros profissionais", pois nunca querem trabalhar, "são vagabundos permanentes". Para o argentino, o objetivo deles é "sugar o sangue dos outros. São especialistas em encontrar justificativas para se alimentar do dinheiro alheio".

Milei ainda destacou que "cada centímetro conquistado contra a esquerda é uma conquista de cada ser humano que quer voltar a viver em liberdade", frisando que, em sua visão política, enxerga a justiça social como "uma questão de ladrões".

Desde o dia anterior, o presidente argentino tem celebrado mais uma vitória da direita na região com o presidente eleito do Chile, José Antonio Kast, após sua vitória no segundo turno das eleições presidenciais deste domingo, um resultado que interpretou como um sinal de mudança política na América Latina.

O argentino completou dois anos de governo no último dia 10 com sua base fortalecida no Congresso e planos de reformas encaminhadas para impulsionar a Argentina em meio a uma grave crise política e social.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.