• Carregando...
Javier Milei, presidente da Argentina
Javier Milei, presidente da Argentina: encontro com Papa Francisco.| Foto: EFE/ Luciano González

O presidente da Argentina, Javier Milei, e o Papa Francisco irão se encontrar neste domingo (11), no Vaticano. Milei classificou neste sábado o Papa como "o argentino mais importante da história", depois de tê-lo criticado abertamente durante a campanha eleitoral.

"Vamos ter um diálogo muito frutífero, como o que tivemos quando falamos ao telefone", previu Milei em relação ao encontro, em uma entrevista à Rádio Mitre, da Itália.

Milei e Papa Francisco

Ao longo da campanha, Milei descreveu Papa Francisco como o "representante do maligno na Terra", entre outras desqualificações, enquanto o líder religioso minimizou a importância das acusações do ultraliberal, admitindo que "são coisas que são ditas na campanha eleitoral" e que, de fato, foi ele quem tirou o telefone do gancho para parabenizá-lo após sua eleição presidencial.

"Espero que a saúde de Sua Santidade esteja em boas condições para que ele venha visitar os argentinos", acrescentou Milei, referindo-se a uma possível visita do papa argentino ao seu país natal, ao qual ele não retornou desde sua eleição em 2013, porque "o apoio moral é muito importante em um país com um catolicismo tão enraizado".

Primeira Santa Argentina

Milei concedeu esta entrevista da Itália, onde chegou procedente de Israel no início da tarde de sexta-feira. Essa é a segunda viagem ao exterior do presidente, que assumiu o cargo em 10 de dezembro do ano passado, após sua visita ao Fórum de Davos.

O primeiro ato oficial de sua viagem será a canonização, neste domingo, da primeira santa da Argentina, María Antonia de San José Paz y Figueroa, conhecida como Mama Antula, em uma missa na Basílica de São Pedro, no Vaticano, às 9h30 (05h30 em Brasília), onde ele cumprimentará o papa Francisco.

Segundo encontro entre Milei e Papa Francisco

Milei e Papa Francisco também se encontrarão na segunda-feira (12), em uma audiência privada no Palácio Apostólico, uma reunião cara a cara, cuja atmosfera também será definida pelos gestos e atas da reunião entre os dois.

Como manda o protocolo, o presidente argentino também se reunirá com o secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin.

Em sua visita oficial à Itália, o argentino se reunirá com o presidente da Itália, Sergio Mattarella, na tarde de segunda-feira, no Palácio do Quirinal, em Roma. Em seguida, ele se encontrará com a primeira-ministra, a ultradireitista Giorgia Meloni, que o elogiou em diversas ocasiões.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]