Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Enchentes na Argentina

Milei suspende agenda para monitorar enchentes em Bahía Blanca

Várias pessoas caminham em meio a uma inundação devido às fortes chuvas desta sexta-feira, em Bahía Blanca, 650 quilômetros ao sul de Buenos Aires. (Foto: Pablo Presti / EFE)

Ouça este conteúdo

O presidente argentino Javier Milei cancelou sua agenda neste final de semana devido às inundações na cidade de Bahía Blanca, na província de Buenos Aires, que deixaram pelo menos dez mortos. Ele acompanha a situação na residência presidencial, em Olivos.

"O Presidente da Nação suspendeu as atividades programadas na província de Mendoza (oeste) para este sábado", disse o porta-voz presidencial Manuel Adorni, em uma breve declaração nas redes sociais.

Fontes da Casa Rosada confirmaram à Agência EFE que Milei não participará do Festival da Colheita em Mendoza e permanecerá na residência presidencial para monitorar a situação em Bahía Blanca.

"Sabemos que sua intenção era vir a esta data importante para o povo de Mendoza. Entendemos que a urgência da situação, que se vive devido aos incidentes, requer sua presença para assumir a coordenação de todos os ministérios que trabalham para ajudar as vítimas dos incidentes", escreveu o governador de Mendoza, Alfredo Cornejo, nas redes sociais.

Na sexta-feira (7), Milei determinou que o Ministro da Defesa, Luis Petri, e a Ministra da Segurança Nacional, Patricia Bullrich, se encarreguem das operações de segurança e resgate, bem como coordenem os esforços dos serviços de emergência e das Forças Armadas.

Segundo o Ministério da Defesa argentino, cerca de 120 membros das Forças Armadas estão na área, com cinco caminhões, dez navios militares, quatro caminhões de transporte e cinco veículos anfíbios.

Entre os equipamentos pesados, o governo nacional enviou um hospital de campanha com capacidade para 100 pessoas e uma coluna com maquinário pesado para remover escombros e limpar as ruas.

Devido às inundações, que em alguns bairros chegaram a dois metros de água, 1.075 pessoas foram evacuadas e alojadas em 15 centros de resgate, após chover cerca de 400 milímetros em oito horas, o equivalente à média anual da Bahía Blanca.

Além da escassez de energia em toda a cidade, houve redução no serviço de gás natural em algumas regiões do país, embora a Entidade Reguladora Nacional do Gás (Enargas) tenha garantido o fornecimento para residências, hospitais, escolas e empresas.

"Devido às condições climáticas extremas em Bahía Blanca, a planta General Cerri, operada pela Transportadora de Gas del Sur SA (TGS), estava fora de serviço. Isso levou a uma redução no fornecimento de gás natural. O gás para demanda prioritária está garantido", disse a empresa em um comunicado.

A empresa decidiu mudar para a geração de eletricidade a partir de gás para combustíveis líquidos para proteger o fornecimento de eletricidade e restringir o fornecimento a empresas e indústrias.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Tudo sobre:

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.