Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Direitos humanos

Milhares de detentos entram em greve de fome contra tortura nos EUA

Presidiários recusaram refeições em cerca de 20 complexos, no que pode ser o maior protesto do tipo na história da Califórnia

Cerca de 30 mil detentos de prisões em toda a Califórnia iniciaram esta semana uma greve de fome para protestar contra o isolamento e outras condições que dizem equivalem a tortura. Presidiários recusaram refeições em cerca de 20 complexos, no que pode ser o maior protesto do tipo na história do estado.

A campanha é remanescente de uma greve de fome de 2011, que chamou a atenção internacional sobre o sistema prisional dos EUA, mas não conseguiu obter concessões significativas das autoridades.

Um grupo de detentos da prisão estadual de segurança máxima Pelican Bay, na cidade de Crescent, tem liderado o protesto. Eles dizem que eles vão morrer de fome se o Departamento de Correção e Reabilitação da Califórnia (CDCR) não concordar em realizar negociações significativas.

A Califórnia tem registro de 12 mil detentos em isolamento extremo, alguns vivendo em celas sem janelas chamadas de Casas de Unidades de Segurança. Nesses casos, eles são autorizados a sair durante uma hora por dia para fazer exercício em um quintal ou às vezes em uma gaiola.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.