• Carregando...

Milhares de pessoas, muitas carregando bandeiras da Palestina, protestaram em Londres contra a ofensiva de Israel na Faixa de Gaza. No caminho para a praça Trafalgar, centenas de manifestantes pararam e atiraram sapatos contra os portões que protegem a Downing Street, rua em que se localiza a residência oficial do primeiro-ministro, Gordon Brown.

Atirar sapatos tornou-se um gesto popular de protesto desde que um jornalista iraquiano jogou os seus contra o presidente norte-americano, George W. Bush, em Bagdá no mês passado.

A polícia estima que entre 5 mil e 6 mil pessoas participaram dos protestos na capital britânica, mas organizadores disseram que o número era bem maior.

Houve protestos também em outras cidades do Reino Unido, como Manchester, Liverpool e Glasgow. Em Amsterdã, na Holanda, milhares de pessoas marcharam contra Israel e também contra o fato de o governo holandês não ter condenado os ataques. Em uma faixa, lia-se: "Anne Frank está se revirando no túmulo."

Na Alemanha, 7 mil marcharam em Berlim, 4 mil em Dusseldorf e 5 mil em Frankfurt. Em Salzburg, na Áustria, manifestações reuniram 2,5 mil pessoas; em Upsala, na Suécia, 1,2 mil marcharam para um igreja onde ocorreria um culto muçulmano e cristão em memória às vítimas dos ataques.

Em Atenas, na Grécia, cerca de 5 mil pessoas saíram do centro da cidade em direção à embaixada israelense exigindo que Israel ponha fim aos ataques. A polícia isolou a embaixada e alguns dos participantes atiraram pedras contra o edifício, mas não houve estragos. As informações são da Associated Press.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]