Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
EUA

Milionário aventureiro desaparece em vôo

Norte-americano ficou famoso por quebrar mais de 100 recordes

Mantega não se diz constrangido ao defender a CPMF como um tributo que combate a sonegação | Antônio Cruz / Abr
Mantega não se diz constrangido ao defender a CPMF como um tributo que combate a sonegação (Foto: Antônio Cruz / Abr)

São Paulo – O milionário norte-americano Steve Fossett, 63 anos, que estabeleceu vários recordes mundiais de vôo, está desaparecido desde a noite de segunda-feira, quando decolou de Nevada em um pequeno avião. Ele ficou conhecido por quebrar centenas de recordes ao completar sozinho aventuras aéreas de grandes distâncias, sem escalas.

Fossett foi visto pela última vez quando levantou vôo em Hilton Ranch, no sul de Smith Valley (Douglas), a bordo de um monomotor Citabria Super Decathlon.

O milionário bateu mais de 100 recordes mundiais para ir cada vez mais rápido e mais longe. Em 2006, em seu último recorde de aviação, ele percorreu cerca de 42 mil km em volta do mundo, sozinho e sem escala, a bordo de seu avião Virgin Atlantic/Global Flyer. Em 2005, o aventureiro norte-americano já havia efetuado sua primeira volta da Terra a bordo do mesmo avião ultraleve, percorrendo, sozinho, 36.898 km.

Ele havia avisado que não pretendia parar por ali e que tinha outros projetos. "Não tenho motivo para parar", disse o aventureiro antes de sua façanha de março de 2005.

"Porém, à medida que ficar mais velho, farei outras coisas. Quando fizer 90 anos, talvez, enviarei um avião pilotado por controle remoto para dar a volta do mundo", afirmou Fossett.

Em 2002, Steve Fossett se tornou o primeiro homem a dar, sozinho, a volta ao mundo em um balão. Dois anos depois, ele bateu, a bordo de seu catamarã Cheyenne, o recorde da volta ao mundo de vela sem escala.

Nascido em 22 de abril de 1944, o aventureiro também escalou os mais altos picos do planeta, com exceção do Everest — ele realizou duas tentativas que fracassaram. Em 1985, Fossett atravessou nadando o Canal da Mancha em 22 horas, e percorreu uma longa distância de trenó no Pólo Norte. Ele também participou duas vezes da corrida das 24 horas de Le Mans.

Steve Fossett sofreu fracassos que poderiam ter provocado sua morte. Em 1998, seu balão caiu de uma altura de 8,8 mil metros, a 750 metros por minuto, no Oceano Pacífico.

Ultimamente, quando não estava em novas aventuras, Fossett dividia a vida entre o Colorado e a Califórnia. Ele possui três mansões, uma das quais foi utilizada para rodar o filme Instinto Selvagem (1992).

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.