Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
África

Militantes islâmicos da Líbia dominam Benghazi

Conflitos no país já deixaram 97 mortos e mais de 400 feridos

Veículos destruídos são vistos depois de combates entre as forças especiais líbias e rebeldes em Benghazi | Reuters
Veículos destruídos são vistos depois de combates entre as forças especiais líbias e rebeldes em Benghazi (Foto: Reuters)

Milícias islâmicas tomaram controle da cidade de Bengazi, na Líbia, nesta quinta-feira (31). Entre os militantes, está um grupo acusado pelos Estados Unidos de matar o embaixador norte-americano e outros dois cidadãos dos EUA em 2012.

A escalada de violência da última semana renovou os temores de que a Líbia, que vive uma grave instabilidade política desde a deposição do ditador Muamar Kadafi em 2011, possa agravar a situação de guerra civil.

Nesta semana, as milícias também voltaram a lutar pelo controle do aeroporto internacional de Trípoli. As disputas continuaram mesmo em meio a um incêndio em um depósito de combustíveis, que fica próximo ao local.

A capital da Líbia enfrenta o pior episódio de violência desde a guerra civil de 2011, o que impede uma transição democrática. O novo Parlamento assumirá no próximo mês.

Os conflitos já deixaram 97 mortos e mais de 400 feridos, segundo números do Ministério da Saúde. A luta em Trípoli ocorre depois de meses de batalhas em Benghazi, onde milícias lideradas por islâmicos combatem aliados do general renegado Khalifa Hifter.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.