Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
França

Militares africanos marcham em Paris no Dia da Bastilha

Tradicional festa no jardim do palácio presidencial foi cancelado este anos para cortar gastos

Presidente francês Nicolas Sarkozy cumprimenta um soldado afircano durante comemorações do Dia da Bastilha, em Paris. | REUTERS/Eric Feferberg/Pool
Presidente francês Nicolas Sarkozy cumprimenta um soldado afircano durante comemorações do Dia da Bastilha, em Paris. (Foto: REUTERS/Eric Feferberg/Pool)

Os soldados de 13 países africanos marcharam hoje na Avenida Champs-Elysées, em Paris, durante participação do tradicional desfile militar anual do Dia da Bastilha, feriado que marca a tomada da Bastilha e lembra a Revolução Francesa. A França convidou suas ex-colônias na África para celebrar cinco décadas de independência participando do desfile. O presidente francês, Nicolas Sarkozy, rechaçou as críticas segundo as quais o convite era uma forma de nostalgia da época colonial francesa. A comemoração ocorreu em meio à intensa chuva na capital francesa.

No desfile de hoje, Sarkozy saudou a multidão de um veículo militar aberto. Formações de aviões sobrevoaram a capital, desenhando colunas de fumaça vermelhas, brancas e azuis, as cores da bandeira francesa. Outro tradicional evento desse dia, a festa no jardim do palácio presidencial, foi cancelado este ano. A intenção nesse caso era cortar gastos na França por causa da crise financeira.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.