Soldados da Coreia do Sul atiraram por engano contra um avião comercial sul-coreano que voava perto da fronteira marítima com a Coreia do Norte, por pensar que se tratava de uma aeronave militar norte-coreana, mas não atingiram o alvo, informaram neste sábado (18) fontes militares.
O incidente ilustra o nível de tensão entre as duas coreias, que tecnicamente continuam em guerra depois do conflito entre 1950 e 1953.
Um porta voz militar disse que dois soldados que estavam de guarda em uma ilha localizada na região da cidade costeira de Incheon dispararam seus rifles K-2 durante cerca de 10 minutos.
Posteriormente foi identificado que o avião era um Airbus A320 da Asiana Airlines, que vinha da China para pousar em Incheon.
Uma fonte do ministério da defesa que pediu anonimato disse que a aeronave, que transportava 119 passageiros, além da tripulação, não foi atingido e estava a uma distância de 500 a 600 metros dos soldados.
A agência de notícias local Yonhap e outras agências disseram que os solados acreditaram que o avião estava voando ao norte da rota normalmente utilizada. Representantes da Asiana informaram às agências que o avião não saiu da rota programada.



