• Carregando...

O ministro do Interior alemão, Thomas de Maiziere, disse no sábado que existem "sérios indícios" que ataques terroristas estão sendo preparados na Europa e nos Estados Unidos, mas não deu mais detalhes sobre o assunto.

De Maiziere, que até agora tem abrandado as crescentes preocupações em relação à segurança, disse ao jornal Bild am Sonntag que estava preocupado.

"Há indícios que devem ser levados a sério sobre ataques na Europa e nos EUA", disse de Maiziere ao jornal de domingo. "Os acontecimentos me levaram a expressar minhas preocupações publicamente, pela primeira vez."

Ao longo da semana passada, pacotes com bombas foram enviados do Iêmen para alvos nos EUA e por militantes na Grécia para embaixadas e governos da União Europeia, incluindo o gabinete da chanceler alemã, Ângela Merkel.

De Maiziere disse que as bombas enviadas do Iêmen eram 'uma tentativa de ataque muito séria'.

No mês passado, os EUA e a Grã-Bretanha aconselharam que os viajantes que visitam a Alemanha e a França fossem mais cuidadosos nesses países e fontes da inteligência falaram em conspirações contra cidades européias envolvendo a Al Qaeda e militantes aliados, alguns deles, cidadãos europeus ou residentes.

Mas de Maiziere disse então que não via sinais imediatos de uma ameaça, falando apenas de um perigo geral abstrato.

A Alemanha se considera há algum tempo como um alvo potencial porque tem 4.590 militares baseados no Afeganistão, sendo o terceiro maior contingente dos mais de 150 mil militares da aliança internacional contra a insurreição liderada pelos Talibãs.

A Alemanha vem sendo poupada de ataques terroristas pelos militantes islâmicos, apesar dos líderes dos ataques de 11 de setembro de 2001 nos EUA terem sido estudantes baseados na Alemanha.

De Maiziere disse essa semana, que a Alemanha quer que a UE introduza novas medidas de segurança contra ataques terroristas a companhias de carga aérea, para ajudar a tornar mais rígidas as regras globais.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]