Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Lavagem de dinheiro

Ministro apontado como “laranja” de Maduro é demitido após pressão dos EUA

Álex Saab, com Maduro, em 2023: empresário chegou a ficar preso nos EUA, mas foi libertado em troca de cidadãos americanos detidos na Venezuela
Álex Saab, com Maduro, em 2023: empresário chegou a ficar preso nos EUA, mas foi libertado em troca de cidadãos americanos detidos na Venezuela (Foto: EFE/ Miguel Gutierrez)

Ouça este conteúdo

A ditadora interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, demitiu na sexta-feira (16) o ministro da Indústria do país, Álex Saab. Empresário nascido na Colômbia, Saab era um aliado próximo de Nicolás Maduro e foi acusado por autoridades dos EUA de atuar como "laranja" em esquemas de corrupção e lavagem de dinheiro ligados ao regime chavista.

O afastamento aconteceu em meio a uma reorganização administrativa promovida por Rodríguez, que fundiu os ministérios da Indústria e do Comércio. A nova pasta será comandado por Luis Antonio Villegas, oficial de carreira da Guarda Nacional Bolivariana.

A decisão, motivada por uma forte pressão do governo americano, foi anunciada por Rodríguez em suas redes sociais. Ela agradeceu a Saab pelo trabalho e disse que o empresário "assumirá novas responsabilidades", sem especificar quais.

Álex Saab foi preso em 2020, em Cabo Verde, e extraditado para os EUA, onde enfrentou acusações de lavagem de dinheiro relacionadas a contratos de importação do governo venezuelano. Em 2023, foi libertado como parte de um acordo que envolveu a libertação de cidadãos americanos detidos pela Venezuela. Maduro o nomeou ministro em outubro de 2024.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.