Minnesota se tornou hoje o 12º Estado americano, o terceiro em duas semanas, a legalizar casamentos entre pessoas do mesmo sexo.
Senadores da capital do estado, Saint Paul, aprovaram a medida por 37 votos a 30, depois de esta ter passado pela Câmara dos Representantes na última quinta, e espera-se que o governador Mark Dayton a torne lei até a próxima quinta-feira.
"Estou orgulhoso de ser de Minnesota hoje," disse o senador democrata Scott Dibble após cerca de quatro horas horas de debate. Ele anunciou que se casará com seu companheiro de longa data em 1º de agosto, dia em que a lei deve entrar em vigor.Rhode Island legalizou o casamento entre pessoas do mesmo sexo no dia 2 de maio, seguido por Delaware na terça.
Além de Minnesota, o único estado meio-oeste a reconhecer o matrimônio entre pessoas do mesmo sexo é o Iowa.A proibição constitucional continua em vigor em 31 Estados.
A Suprema Corte americana deve anunciar em junho sua decisão a respeito do Ato em Defesa do Casamento, no qual o governo federal reconhece apenas os casamentos entre heterossexuais.



