
É possível chamá-los de ambientalistas hedonísticos. Ou então de bebedores conscientes. São homens e mulheres que desejam bebidas alcoólicas mais puras e recorrem a licores orgânicos, uma nova onda nos bares dos Estados Unidos.
"Eu comprava os ingredientes no mercado e usava coisas frescas em meus coquetéis", comentou Allison Evanow, que em 2005 colocou à venda um dos primeiros licores totalmente orgânicos dos EUA, a vodca Square One. "Essa filosofia da cozinha orgânica ainda não havia chegado aos bares. Quando essa idéia me ocorreu, pesquisei um pouco e disse a mim mesma: essa é uma demanda a qual ninguém satisfaz."
O tempo parece dar razão a ela. Pelo menos três redes internacionais de hotéis Marriott, Ritz-Carlton e Kimpton oferecem atualmente bebidas alcoólicas orgânicas em seus bares. O popular chef Gordon Ramsay elabora drinques com a vodca Square One no último restaurante que abriu.
Para que o Departamento de Agricultura possa avaliar uma bebida orgânica, ela deve ter sido produzida com ingredientes comprados de produtores certificados e processada em destilarias orgânicas qualificadas isso significa que essas aguardentes não podem levar nitrogênio nem outras substâncias químicas alheios ao processo de destilação.
Preciosismo
As destilarias orgânicas precisam seguir regras estritas com relação aos pesticidas usados para afastar insetos e roedores de seus silos de grãos. "É preciso cuidar da Terra. Não sou uma fanática, mas faço o que posso. Ao usar produtos orgânicos, estamos beneficiando o planeta", afirma Evanow. "E o certificado de que se trata de produto orgânico não vem facilmente. Não se pode colocar ácido cítrico ou glicerina na garrafa para disfarçar um gosto ruim. Para que um produto seja orgânico, ele precisa ser de boa qualidade."
Os drinques estão sujeitos à moda do momento. Quando James Bond pediu um Martini "agitado, não mexido", muita gente passou a fazer o mesmo. Mais recentemente, Carrie Bradshaw, a personagem de Sarah Jessica Parker no seriado Sex and the City, popularizou o Cosmopolitan.
A vodca, cujo sabor não é tão forte quanto o de outras bebidas destiladas, está no meio de muitas modas, observa Gray Ottley, diretor da Distilled Resources, uma destilaria orgânica da cidade de Rigby, no estado americano de Idaho.
De acordo com Ottley, com a chegada da Absolut, a vodca passou a atrair os jovens profissionais. Logo depois surgiu a Skyy, cuja pureza supostamente evitava as dores de cabeça que costumam suceder uma noite de bebedeira, comentou. "Depois houve cinco ou sete anos em que estiveram na moda os sabores diferentes. Agora chegou a onda dos orgânicos", concluiu.



