Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
cidade italiana

Modelagem em 3D mostra como era Pompeia antes da erupção do Vesúvio

Projeto foi desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Lind, na Suécia, em parceria com arqueólogos italianos

 | Reprodução/
(Foto: Reprodução/)

Ao combinar arqueologia com tecnologia 3D, pesquisadores europeus reconstruíram digitalmente uma casa em Pompeia, cidade do Império Romano destruída pela erupção do vulcão Vesúvio no século I. Nas imagens, é possível ver como as construções eram coloridas e luxuosas antes da catástrofe natural que vitimou mais de mil pessoas.

Leia também: Vila romana é descoberta no interior de Inglaterra

O projeto de modelagem tridimensional foi desenvolvido por professores da Universidade de Lind, na Suécia, com base em escavações realizadas por arqueólogos italianos em 2011 e 2012. Na época, destroços de um bairro da cidade foram digitalizados e, quando integrados à tecnologia 3D, puderam mostrar como era a vida em Pompeia antes da erupção.

A análise permitiu que os pesquisadores realizassem estudos detalhados sobre o desenvolvimento das construções da cidade ao longo do tempo. Além de casas e pavimentos, foram analisados resquícios de uma taberna, de uma lavanderia e de uma padaria. As descobertas arquitetônicas ainda incluem aquedutos, piscinas, estátuas e claraboias. A digitalização também permitiu que a maior parte da cartela de cores original das construções fosse desvendada.

É importante frisar, porém, que a modelagem mostra uma residência de classe alta de Pompeia, não refletindo o modo de vida da maioria dos cidadãos do Império Romano. Confira o vídeo:

Colaborou: Mariana Balan.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.