
Los Angeles - Morreu na manhã de ontem a atriz Farrah Fawcett, aos 62 anos, em Los Angeles, em decorrência de um câncer no aparelho digestivo. Ela estava internada em um hospital em Santa Monica ao lado do marido, Ryan ONeal.
Ela lutava contra a doença desde 2006 e criou polêmica ao expor os meandros de seu tratamento no documentário "Farrahs Story, feito para a NBC pela amiga Alana Stewart.
O filme, visto por 9 milhões de pessoas nos EUA, acompanhou desde o diagnóstico que detalhava a doença, a perda dos cabelos e sua melhora em 2007 até o retorno do câncer, dois meses depois. Em depoimento gravado, a atriz contou que as palavras "tumor" e "maligno" a assustaram, mas o pior foi ouvir "reaparecimento".
Por não conseguir o resultado esperado nos EUA, buscou tratamento alternativo na Alemanha, mas não conseguiu evitar que o câncer se espalhasse para o fígado e fosse irreversível.
"Ela foi embora. Agora é parte da eternidade. Está com sua mãe, sua irmã e com Deus. Vou sentir muito a sua falta. Falei com ela a noite toda e disse o quanto a amava. Agora ela está em um lugar melhor, afirmou ONeal, à revista "People".
Longo amor
Seu companheiro intermitente desde os anos 80, o ator propôs que eles oficializassem a união em um casamento que aconteceria "assim que ela pudesse dizer sim, segundo ele. Não deu tempo. Seu filho, Redmond, 24, preso por posse de drogas, se despediu por telefone na quarta-feira.
Parceiras da atriz em "As Panteras", Jaclyn Smith e Cheryl Ladd fizeram homenagem a Fawcett. "Farrah tinha bravura, tinha força e tinha fé. Agora ela tem paz e descansa com anjos de verdade", disse Smith. "Ela foi corajosa, Deus vai recepcioná-la com os braços abertos", acrescentou Ladd.
A diretora Alana Stewart, de quem foi amiga por 30 anos, disse que a morte dela foi "tranquila". "Farrah foi mais que uma amiga, ela foi minha irmã. E, embora eu sinta uma enorme falta dela, sei que ela sempre será um anjo no ombro de todos que a amaram.
Vida
Em 2 de fevereiro de 1947, nasceu Mary Farrah Leni Fawcett. Um mês depois, fez uma cirurgia para retirada de um tumor no aparelho digestivo.
Sua carreira começou como modelo. O estrelato veio com a série "As Panteras", em 1976. Sex-symbol, posou parcialmente nua para a "Playboy", em 1995, quando tinha 50 anos.
Em setembro de 2006, começou a se sentir cansada. Após duas semanas de exames, foi diagnosticado o câncer anal.
O funeral está sendo realizado na catedral Católica de Los Angeles.



