Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Grã-Bretanha

Morre o detetive que capturou Ronald Biggs

Londres (EFE) – O detetive britânico Jack Slipper, famoso por apanhar os ladrões do chamado "assalto ao trem pagador", cometido em 1963, morreu ontem aos 81 anos, após uma longa doença, informou a Scotland Yard. Slipper passou grande parte da carreira tentando capturar o cérebro do assalto, Ronald Biggs, que fugiu da prisão 15 meses após ser detido. Biggs e outros 14 ladrões cometeram o roubo a um trem de Glasgow (Escócia), do qual levaram US$ 4,2 milhões, uma cifra astronômica para a época e o maior furto até então.

A operação policial dirigida por Slipper permitiu deter a quadrilha, em 1964. Biggs não passou muito tempo atrás das grades, apesar de ter sido condenado a 30 anos, já que fugiu do centro penitenciário de Londres.

Após passar por vários países com identidades falsas, Biggs se refugiou no Rio de Janeiro, onde em 1974 foi descoberto por um jornalista britânico. Slipper, que não se tinha dado por vencido, veio ao Brasil para levar Biggs. Quando o encontrou, disse: "Há tempo que não o via, Ronnie. Suponho que você saiba quem sou...".

No entanto, a legislação brasileira, que não permite a extradição de alguém que tenha filhos nascidos no país, salvou de novo Biggs, graças a Michael, fruto de seu relacionamento com a brasileira Raimunda de Castro. Em 2001, após sofrer um derame Biggs decidiu se entregar à polícia britânica. O filho tenta conseguir a libertação alegando que o pai, de 76 anos, sofre graves problemas de saúde.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.