Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Acidente

Morre o líder ultranacionalista austríaco Jörg Haider

O governador Jörg Haider morreu ontem em um acidente de automóvel em Caríntia | AFP
O governador Jörg Haider morreu ontem em um acidente de automóvel em Caríntia (Foto: AFP)

Viena - O político austríaco ultranacionalista Jörg Haider, cujo discurso na década de 1990 gerou acusações de que seria simpatizante do nazismo, morreu ontem em um acidente de automóvel em Caríntia, região em que era governador. Haider, de 58 anos, vinha ganhando espaço no cenário nacional, adotando uma linha mais moderada, quase dez anos após a inclusão de seu partido no governo ter provocado sanções da União Européia. Haider estava sozinho no automóvel e morreu após sofrer ferimentos na cabeça e no tórax, apesar de usar cinto de segurança.

O carismático Haider era líder da facção de ultradireita Aliança pelo Futuro da Áustria. "Para nós, é como o fim do mundo", disse o porta-voz de Haider e secretário-geral da aliança, Stefan Petzner. Haider participou de um evento na cidade de Velden antes do acidente.

O presidente da Áustria, Heinz Fischer, descreveu a morte do político como uma "tragédia". Em 1999, Haider recebeu 27% dos votos nas eleições nacionais para líder do Partido pela Liberdade. O partido foi então incluso no governo e levou a União Européia a impor sanções contra a Áustria durante meses, em conseqüência das declarações de Haider, consideradas simpáticas às políticas trabalhistas do nazista Adolf Hitler.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.