• Carregando...

Los Angeles – Cineasta dos cineastas, morreu Robert Altman, aos 81 anos, mais importante diretor de sua geração ainda em atividade, autor de clássicos modernos como "M.A.S.H.", "Nashville", "O Jogador" e "Short Cuts", que influenciaram pelo menos duas gerações de diretores. Segundo sua produtora, Altman morreu na segunda-feira à noite num hospital de Los Angeles, na Califórnia.

Em março, ao receber um Oscar honorário pelo conjunto da obra, o diretor revelou que há 11 anos havia passado por um transplante do coração. Na ocasião, disse: "Recebi o coração, creio, de uma mulher perto dos 40 anos. Por esse cálculo, vocês estão me dando esse Oscar muito cedo, porque eu acho que tenho mais 40 anos de vida e pretendo usá-los."

Estilo

Era conhecido por imprimir um tom naturalista aos filmes, ao tentar interferir minimamente na atuação dos atores e fazer poucos cortes. Era sua marca também passear por diversos enredos e subenredoss, que se entrelaçavam como numa dança, técnica que encontrou melhor tradução nos contos de Raymond Carver (1938–1988), que ele levou às telas em 1993, com "Short Cuts". Ácido e irônico, satirizou diversos aspectos da vida norte-americana, da Guerra do Vietnã (em "M.A.S.H.") à política ("Nashville") e à moda ("Prêt-à-Porter"). Um de seus principais alvos era Hollywood, especialmente o aspecto industrial do cinema, que ele reputava uma atividade artesanal. Eterno desprezado pela Academia, que o indicou cinco vezes como diretor e duas vezes seus filmes, o cineasta seria finalmente reconhecido em 2006, com a estatueta honorária.

Pode ser indicado postumamente por seu último trabalho, o elogiado "A Última Noite", para a premiação de 2007. Altman nasceu em 20 de fevereiro de 1925 em Kansas City (Missouri), filho único de um corretor de seguros e uma dona de casa descendentes de alemães.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]