Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Estados Unidos

Morre Samuel Huntington, autor de "O choque de civilizações"

O cientista político morreu no dia 24 de dezembro, aos 81 anos. Sua morte foi anunciada pela universidade de Harvard

O cientista político norte-americano Samuel Huntington, autor de "O choque de civilizações", morreu no dia 24 de dezembro, aos 81 anos, em Martha's Vineyard (Massachusetts). Sua morte foi anunciada pela Universidade de Harvard em sua página na Internet, e confirmada ao G1 por sua secretária.

Ex-professor da prestigiosa universidade, Huntington parou de dar aulas em 2007, após 58 anos "de bons e leais serviços", de acordo com a mensagem divulgada na Internet.

Huntington foi autor, co-autor, ou editor, de 17 obras e 90 artigos científicos sobre política americana, democratização, política militar, estratégia e até política de desenvolvimento, acrescentou Harvard.

Samuel Phillips Huntington nasceu em 18 de abril de 1927, em Nova York. Formou-se na Universidade de Yale aos 18 e começou a lecionar em Harvard aos 23. Controvérsia

"O choque de civilizações", obra que tornou o pesquisador conhecido mundialmente, é cercada de controvérsia, sendo vista como marco das relações internacionais por uns e objeto de sérias críticas por outros estudiosos. Nela, Huntington usa a religião e valores culturais para justificar a divisão do mundo atual e os conflitos entre Ocidente e Oriente.

"O choque de civilizações" também deflagrou um amplo debate, ao prever um conflito entre o Ocidente e o mundo muçulmano, que alguns consideraram estar na origem dos atentados do 11 de Setembro, nos EUA.

Também elaborou a idéia de que, no mundo pós-Guerra Fria, os conflitos violentos não seriam gerados pelo choque entre os Estados-nações, mas se originariam do confronto das diferenças culturais e religiosas das grandes civilizações.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.