• Carregando...
brooklyn center policia negro morto
m veículo é rebocado do local onde Daunte Wright foi morto em 11 de abril de 2021, em Brooklyn Center, Minnesota| Foto: Getty Images via AFP

Um policial atirou e matou o jovem negro Daunte Wright neste domingo (11), depois que ele tentou fugir de uma abordagem na cidade de Brooklyn Center, perto de Minneapolis, no estado do Minnesota, segundo as autoridades. A ação policial gerou uma nova onda de tumultos violentos na cidade, com registro de confronto entre manifestantes e tropas de choque e saques.

De acordo com autoridades locais, policiais pararam um carro por causa de uma violação de trânsito por volta das 14h de domingo (16h no horário de Brasília). Eles identificaram que o motorista tinha um mandado de prisão pendente e tentaram levá-lo em custódia.

Contudo, segundo relato dos policiais, o jovem voltou a entrar no carro, momento em que um dos policiais atirou contra ele com uma arma de fogo. O veículo ainda andou por várias quadras antes de bater em outro carro. Socorristas que logo depois chegaram ao local tentaram salvar Wright, mas ele já estava morto. Uma mulher que estava no carro com o jovem sofreu ferimentos leves em decorrência da colisão. Wright foi identificado por parentes, segundo o jornal Star Tribune.

O caso ocorreu a 16 quilômetros de onde George Floyd foi morto, também durante uma ação policial, desencadeando uma onda global de protestos contra o racismo. O ex-policial Derek Chauvin, acusado de matá-lo, está sendo julgado nesta semana.

Pessoas danificam carros durante protesto contra morte de jovem negro em abordagem policial, na cidade de Brooklyn Center, neste domingo (11) | Foto: Kerem Yucel/AFP
Pessoas danificam carros durante protesto contra morte de jovem negro em abordagem policial, na cidade de Brooklyn Center, neste domingo (11) | Foto: Kerem Yucel/AFP| AFP

Horas após o incidente, manifestantes começaram a se reunir nos arredores da delegacia de polícia de Brooklyn Center para protestar contra a morte do jovem de 20 anos. Tropas de choque da polícia foram enviadas ao local e houve confronto entre as forças de segurança e os manifestantes, depois que algumas pessoas começaram a atirar pedras nos policiais, que responderam com gás lacrimogêneo e tiros de balas de borracha.

A Guarda Nacional teve que ser acionada pouco antes da meia-noite, enquanto pessoas invadiam, destruíam e saqueavam lojas em Brooklyn Center e em partes de Minnesota.

"Toda a nossa comunidade está cheia de tristeza após a morte de Daunte Wright, um jovem de 20 anos, em uma abordagem policial. Nossos corações estão com sua família e com todos aqueles em nossa comunidade impactados por esta tragédia", disse o prefeito de Brooklyn Center, Mike Elliott, nesta segunda-feira (12). "Enquanto esperamos informações adicionais sobre a investigação, continuamos a pedir que os membros de nossa comunidade protestem pacificamente, em meio a nossos apelos por transparência e responsabilidade [na investigação]", disse o prefeito em nota.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]