Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Turquia

Mortos em terremoto podem chegar a mil

Cento e trinta e oito corpos já foram recuperados, mas há várias vitimas sob os escombros. Tremor foi de magnitude 7,2

Mulher senta sobre os destroços de sua casa em Kaynasli, na Turquia. Muitas pessoas ainda estão sob os escombros de prédios e casas destruídos pelo terremoto | Mustafa Ozer/AFP
Mulher senta sobre os destroços de sua casa em Kaynasli, na Turquia. Muitas pessoas ainda estão sob os escombros de prédios e casas destruídos pelo terremoto (Foto: Mustafa Ozer/AFP)

Um terremoto de magnitude 7,2 e suas réplicas que atingiram a região leste da Turquia na ma­­nhã de ontem podem ter deixado en­­tre 500 e mil mortos. O primeiro mi­­nistro da Turquia, Recep Tay­­yip Er­­dogan, informou que o tremor dei­­xou, até a noite de on­­tem, 138 mortos. Segundo ele, cer­­ca de 350 pes­­soas ficaram fe­­ridas no desastre.

O vice-primeiro-ministro turco, Besir Atalay, disse em coletiva à imprensa que dez prédios foram destruídos na cidade de Van e que ao menos 50 edifícios desabaram no distrito de Ercis, também próximo ao epicentro do tremor.

Em nota, o gabinete do premiê Recep Tayyip Erdogan disse, sem mencionar números, que a situação é preocup ante, acrescentando que o mandatário já se prepara para ir à região para avaliar os danos.

"Nós estimamos que cerca de mil prédios foram danificados e estimamos centenas de vidas perdidas. Podem ser 500 ou mil", disse Mustafa Erdik, chefe do Ob­­ser­­vatório de Kandilli (o principal instituto geológico do país), em uma conferência com jornalistas.

Segundo o USGS (Serviço Geo­­lógico dos Estados Unidos, na sigla em inglês), o sismo teve profundidade de apenas 7,2 km e magnitude 7,2. Inicialmente houve indicação de que o tremor tivesse magnitude de 7,6, mas o valor foi re­­visado para 7,3 e por último foi estabelecido como 7,2.

Imagens das emissoras de TV da Turquia mostram pessoas de­­sesperadas nas ruas e muitos prédios destruídos. Equipes de emergência foram enviadas para diversos locais da região e ao menos um prédio é alvo de uma operação especial por haver pessoas presas sob os escombros.

Várias casas desabaram, e ao menos outros seis tremores se­­cun­­dários ocorreram após o primeiro.

O tremor cortou a distribuição de eletricidade na região que é próxima à fronteira com o Irã.

Riscada por falhas geológicas, a Turquia registra pequenos tremores de terra praticamente numa frequência diária, mas grandes terremotos em 1999 deixaram mais de 20 mil mortos.

Em maio deste ano, duas pessoas morreram e 79 ficaram feridas quando um tremor atin­­giu a região de Simav, no nordeste do país. Em 1976, um tre­­mor na cidade de Caldiran, na mesma província de Van, deixou 3.840 mortos.

O presidente norte-americano Barack Obama ofereceu condolências para as vítimas e disse que os EUA es­­tão prontos para ajudar o país. Israel também ofereceu ajuda à Turquia.

Tropas turcas de mais de 10 mil homens continuaram a lu­­tar, ontem, contra os militantes do Partido dos Traba­­lha­­do­­res Curdos, bastante ativo na região do terremoto.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.