Uma decisão da Justiça da Índia estabelecendo uma recompensa em dinheiro para cada vaca retirada das ruas da capital do país, Nova Délhi, provocou uma competição entre motoqueiros que piorou o já caótico trânsito da cidade.
Na quinta-feira, uma corte da Justiça na capital havia decidido pelo oferecimento de uma recompensa de 2 mil rúpias (cerca de US$ 46) -valor equivalente ao salário mensal de muitos indianos- para cada vaca que fosse capturada na capital, decisão tomada para tentar reduzir o problema da circulação de milhares de animais pelas ruas da cidade.
Como as vacas são consideradas animais sagrados no Hinduísmo, religião amplamente majoritária na população indiana, estima-se que cerca de 35 mil bovinos circulem livremente por Nova Délhi, que também convive com muitos macacos, camelos e cães.
Muitas vezes o trânsito em ruas e estradas importantes pára no aguardo do deslocamento dos animais, provocando acidentes graves.
Segundo o jornal The Hindustan Times, a decisão judicial fez com que centenas de motoqueiros "cowboys", levando cordas, se lançassem às ruas da capital tentando capturar vacas para receberem as recompensas, aumentando o caos.
O governo local já estava tendo dificuldade em conseguir lugar para o número de vacas que estavam sendo conduzidas pelos motoqueiros.
- Não existe escassez de vacas aqui e 2 mil rúpias é muito dinheiro. Eu não vou sossegar enquanto ainda existirem vacas circulando por aí - disse Chander Singh, um dos que buscavam a recompensa em dinheiro.
Os funcionários do governo trabalhando no recebimento dos animais estavam dando recibos para serem descontados posteriormente.
Obviamente, as vacas têm de ser entregues vivas. Apenas rumores de maus tratos destes animais podem provocar reações violentas de multidões na Índia.



