Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Segurança

Motoqueiros protestam contra toque de recolher em Caracas

Pelo menos 2 mil motoqueiros protestaram ontem pelas ruas de Caracas contra uma lei que restringe a circulação de motocicletas de madrugada, como medida para frear a violência urbana. Os manifestantes fecharam a principal via de ligação entre o centro da capital e o distrito de Petare, um dos mais populosos da região metropolitana.

A proposta de toque de recolher para motos é uma das ideias do presidente Nicolás Maduro para diminuir a criminalidade à noite, principalmente depois de a atriz e ex-miss Venezuela Monica Spear, ter sido morta num assalto no mês passado ao lado do marido e da filha.

Os motoqueiros dizem que a proibição afeta suas entregas e ameaçam partir para "ações de rua" caso não sejam atendidos. O protesto de ontem foi pacífico. A Guarda Nacional Bolivariana, a Polícia Nacional e a Polícia de Sucre fizeram a segurança dos manifestantes. Depois da reunião na sede do Instituto Nacional de Transportes Terrestres (INTT), onde entregaram uma petição, os manifestantes se dirigiram ao Tribunal Superior de Justiça para levar uma cópia de suas reivindicações.

O presidente do INTT, Darío Arteaga, prometeu abrir uma nova frente de diálogo com a categoria, mas ressaltou que o decreto que regula o horário de circulação é uma atribuição de prefeitos e governadores e não da autarquia federal. Ainda de acordo com Arteaga, projetos pilotos testados em San Cristobal e Los Teques obtiveram bons resultados.

O prefeito de Sucre, Carlos Ocariz, disse que a limitação de circulação de motos tem como objetivo reduzir a violência e deve ser empregada em toda Grande Caracas. Segundo ele, as prefeituras da região metropolitana estão procurando uma sintonia para aplicar as novas regras de maneira uniforme.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.