Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Aviação

Mudança brusca de altitude deixa 40 passageiros feridos na Austrália

Avião da Qantas fez pouso de emergência após enfrentar turbulência. Pelo menos 40 dos 313 que estavam a bordo tiveram ferimentos

Imagem de vídeo mostra passageiros aguardando no terminal após pouso forçado do Airbus A-330, que teve uma "brusca mudança de altitude" quando ia de Cingapura a Perth | Network Nine via Reuters TV
Imagem de vídeo mostra passageiros aguardando no terminal após pouso forçado do Airbus A-330, que teve uma "brusca mudança de altitude" quando ia de Cingapura a Perth (Foto: Network Nine via Reuters TV)

Pelo menos 40 pessoas se feriram quando um avião da companhia australiana Qantas, com 303 passageiros e 10 tripulantes a bordo, enfrentou mudanças bruscas de altitude durante vôo sobre o noroeste da Austrália nesta terça-feira (7).

A aeronave teve de fazer um pouso de emergência no aeroporto de Learmonth.

A polícia local informou que o piloto desviou a rota após enfrentar forte turbulência. Segundo os policiais, 40 pessoas ficaram feridas com fraturas e lacerações, e 20 delas, em estado grave, tiveram de ser levadas ao hospital de Exmouth.

O escritório australiano de segurança no transporte afirmou que o vôo QF-72, de um Airbus A-330 com 313 pessoas a bordo, ia de Cingapura a Perth, capital da Austrália Ocidental, quando teve uma "brusca mudança de altitude", segundo a Qantas.

O avião lançou uma chamada de socorro por volta das 13h30 (2h30 de Brasília), e cinco minutos depois realizou uma aterrissagem forçada em uma base aérea militar australiana a 40 quilômetros de Exmouth.

Alertada, a torre de controle tinha preparados ambulâncias e bombeiros para atender a emergência.

Um passageiro disse à imprensa australiana que a mudança de altitude foi tão brusca que muitas pessoas bateram a cabeça no teto da cabine e sofreram ferimentos sérios, segundo a testemunha, que trabalhou para a Autoridade de Segurança na Aviação Civil da Austrália.

A Qantas afirmou, em comunicado, que não sabem o problema que obrigou o piloto a realizar a manobra, mas o delegado da polícia da Austrália Ocidental, Karl O'Callaghan, disse que pode ter ocorrido uma falha mecânica.

A segurança da principal companhia aérea australiana foi posta em dúvida após vários incidentes e falhas técnicas ocorridos nos últimos meses.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.