• Carregando...
Ex-presidente do Uruguai, Jose Mujica
Ex-presidente do Uruguai, Jose Mujica| Foto: Ronaldo SCHEMIDT/AFP

O ex-presidente do Uruguai e senador eleito José Mujica disse, em uma entrevista ao semanário uruguaio "Voces" nesta quinta-feira (19), que o feminismo "é bastante inútil".

Justificando seu posicionamento, o líder da esquerda revelou que "embora o machismo seja um fato e a agenda de igualdade de direitos seja inexequível, a estridência [do movimento] também acaba atrapalhando a causa da mulher, porque cria um antípode queixosa e excita o reacionário da própria sociedade".

"Eu resisto a que o feminismo possa substituir a luta de classes, porque também vejo as classes sociais dentro do movimento feminista", defendeu Mujica quando questionado a respeito do slogan "a revolução será feminista". Ele também disse que o movimento feminista "não dá bola" para as mulheres abandonadas e com filhos e que onde há mais machismo é nas "camadas mais baixas da sociedade".

O ex-presidente uruguaio continuou: "A mulher tem uma responsabilidade com seus filhos que não é a do homem. Trata de fazer qualquer coisa para alimentá-los e protegê-los. A mulher é sempre mãe. E nós andamos pelo mundo sempre precisando de uma, porque, se não, nem sabemos onde está nossa camisa".

Mujica disse também que as mulheres são "menos estúpidas que os homens" porque terminam as carreiras. Falou que há cada vez mais mulheres no mercado de trabalho e que o mundo está chegando a um ponto em que haverá "carreiras como a do Judiciário" nas quais será necessário "solicitar cotas masculinas".

Homossexualidade

Falando sobre homossexualidade e sobre a luta pelo respeito à diversidade sexual, Mujica disse que esta agenda de direitos "é uma expressão da estupidez humana". Ele afirmou que mundo atual é mais reacionário que o antigo, citando histórias da Grécia antiga para dizer que as relações sexuais entre pessoas do mesmo sexo sempre existiram. "A história está cheia de arquétipos disso no mundo antigo. Depois, vieram as religiões monoteístas, que acabaram com isso… Onde reina o monoteísmo reina a intolerância", disse o ex-presidente. "Também há uma coisa de passar para o outro lado e se vingar, em vez de considerar isso algo natural. Agora eles querem mostrar a todos que somos gays", disse.

Conteúdo editado por:Isabella Mayer de Moura
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]