• Carregando...
Investigação aponta autorização de Putin para derrubada de avião na Ucrânia em 2014
Ditador russo, Vladimir Putin: eleições foram marcadas pela falta de oposição para enfrentar o atual líder do Kremlin| Foto: Sergei Guneyev/EFE

Uma mulher russa foi detida nesta quarta-feira (20) por ter escrito “não à guerra” na sua cédula de votação durante as eleições do último domingo (17) no país.

Segundo informou a assessoria de imprensa do tribunal de São Petersburgo, a mulher escreveu a frase com um marcador vermelho no verso de sua cédula e a colocou na urna. Além da detenção, ela terá de pagar uma multa de 40 mil rublos (cerca de R$ 2.150), conforme determinado pelo Tribunal Dzerzhinsky, que leva o nome de Felix Dzerzhinsky, fundador da Tcheka, a primeira polícia secreta da União Soviética, em 1917.

Segundo a Justiça, a cidadã “danificou patrimônio do Estado e desacreditou o Exército” com suas ações.

O ditador russo, Vladimir Putin, de 71 anos, obteve nessas eleições de fachada a maior vitória desde que chegou ao poder em 2000, com 87,28% do total de votos.

Dessa forma, seguirá como líder supremo do país por mais seis anos, após os quais poderá concorrer novamente à reeleição em 2030, já que em 2020 reformou as cláusulas da Constituição que o impediam de continuar no Kremlin.

A oposição russa, que denunciou falsificações massivas, não pôde participar nas eleições, uma vez que as autoridades não registraram os seus candidatos, que apoiavam a paz na Ucrânia.

No dia 17 de março, durante o terceiro dia das eleições presidenciais em que a oposição ao Kremlin defendeu o voto contra Putin, mais de 80 pessoas foram detidas em diferentes cidades.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]