Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Estudo

Mulheres de salto alto exercem maior poder

Pesquisadores comprovaram que homens agem de forma muito diferente quando encontram alguém usando esse tipo de sapato

Mulher com vestimenta muçulmana e salto alto caminha por rua do Cairo, no Egito | Ed Yourdon/Creative Commons
Mulher com vestimenta muçulmana e salto alto caminha por rua do Cairo, no Egito (Foto: Ed Yourdon/Creative Commons)

O deslumbramento das pessoas pelo salto alto não é uma novidade. Das ruas da antiga Roma às calçadas de Nova York no seriado Sex and the City, ele tem sido utilizado para fins de sedução. E, segundo a atriz e modelo norte-americana Marilyn Monroe, uma mulher com os sapatos certos é capaz de conquistar o mundo.

Mais que isso, o salto alto é símbolo controverso no campo de batalha das políticas sexuais e no tratamento de mulheres e homens na sociedade contemporânea. Agora, um estudo conduzido na França afirma ter medido o poder desses sapatos.

Cientistas da Universidade do Sul da Bretanha realizaram experimentos que comprovam que homens agem de forma muito diferente às mulheres de salto alto. Os resultados, publicados na revista acadêmica online Archives of Sexual Behaviour (Arquivos de Comportamento Sexual), prometem agradar às pessoas fanáticas pelas obras de Christian Louboutin e de Jimmy Choo, ao mesmo tempo que frustram os que acreditam que as peças estimulam o sexismo.

Chances

A pesquisa evidenciou que, se uma mulher deixar cair uma luva na rua ao usar os saltos altos, ela tem quase 50% a mais de chances de ser ajudada por um homem, em comparação com uma pessoa sem esse sapato.

Os pesquisadores revelam que uma mulher de salto alto é duas vezes mais capaz de persuadir homens a parar de caminhar e responder a questionários na rua. E elas também esperam a metade do tempo no bar para ser cantada por um homem.

"O tamanho do salto do sapato de uma mulher exerce um efeito poderoso sobre o comportamento dos homens", diz o pesquisador Nicolas Gueguen.

Quanto mais alto, melhor a receptividade

O estudo de Nicolas Gueguen reuniu voluntárias de 19 anos de idade que utilizavam saltos de 0,5 cm, 5 cm e 9 cm de altura na rua. Elas então pediam ajuda aos homens, cuja idade variava entre 25 e 50 anos, em diversas circunstâncias. Em uma delas, a voluntária perguntava a transeuntes: "Com licença, senhor, estamos realizando uma pesquisa sobre igualdade de gênero. Você poderia responder a nosso questionário?". As mulheres que utilizavam sapatos com o menor salto tiveram taxa de 46,7% de respostas. As que tinham sapatos com 5 centímetros extras de altura convenceram 63% dos homens a parar na rua, enquanto as mulheres de saltos mais altos tiveram um índice de sucesso de 83%.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.