Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Psicanálise

Mundo celebra os 150 anos de Sigmund Freud

A atualidade do pensamento de Sigmund Freud e de sua principal criação, a Psicanálise, foi exaltada neste sábado, quando o célebre médico, que mudou o mundo ao descobrir o inconsciente e a sexualidade infantil, comemoraria 150 anos.

Em virtude da data comemorativa, a Sociedade Psicoanalítica de Viena (SPV) - fundada por Freud - e o Círculo Psicoanalítico de Trabalho (CPT) convidaram o psicoanalista francês Jean Laplanche para discorrer sobre um dos principais trabalhos do mestre: "O incesto e a sexualidade infantil".

Laplanche, que defende uma nova leitura "fiel e crítica" das obras de Freud, disse que "a sexualidade infantil segue sendo uma conquista fundamental, que ninguém se atreve a colocar em dúvida".

A existência de uma sexualidade inconsciente, ligada à infância e determinante no adulto, foi uma das descobertas mais polêmicas de Freud, que recebeu muitas críticas e, muitas vezes, interpretações equivocadas.

- Em 31 de maio de 1987, Freud escreveu: 'Sagrado é o que baseia naquilo que os seres humanos savrificam uma porção da sua liberdade sexual e de pervenção a favor da sociedade' - lembrou Laplanche.

Sigmund Freud nasceu no dia 6 de maio de 1856 em Viena, na Áustria. Formado em neurologia, interessou-se inicialmente pela histeria e, tendo como método a hipnose, estudou pessoas que apresentavam esse quadro. Mais tarde, com interesses pelo inconsciente e pelas pulsões (e influenciado por Charcot e Leibniz) abandonou a hipnose em favor da associação livre. Estes elementos tornaram-se bases da Psicanálise.

Freud, além de ter sido um grande cientista e escritor, possui o título, assim como Darwin e Copérnico, de ter realizado uma revolução no âmbito humano: a idéia de que somos movidos pelo inconsciente.

Suas teorias e seu tratamento com seus pacientes foram controversos na Viena do século XIX, e continuam muito debatidos hoje. Suas idéias são freqüentemente discutidas e analisadas como obras de literatura e cultura geral em adição ao contínuo debate ao redor delas no uso como tratamento científico e médico.

Freud teve cinco filhos. Um deles, Martin Freud, escreveu uma memória entitulada Freud: Homem e Pai, na qual descreve o pai como um homem reservado, porém, amável, que trabalhava extremamente longas horas, mas que adorava ficar com suas crianças durante as férias de verão.

Anna Freud, filha de Freud, também é uma psicanalista destacada, particularmente no campo do tratamento de crianças e do desenvolvimento psicológico. São netos de Sigmund Freud, o pintor Lucian Freud e o ator e escritor Clement Freud. A jornalista Emma Freud, a desenhista de moda Bella Freud e o relacionador público Matthew Freud são seus bisnetos.

Freud morreu de câncer na mandíbula no dia 23 de setembro de 1939.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.