Ouça este conteúdo
O empresário bilionário Elon Musk, dono da rede social X, da Space X e da Tesla, se desentendeu com um dos principais assessores comerciais do presidente dos EUA, Donald Trump, após receber críticas sobre o modelo de fabricação de seus veículos elétricos.
O desentendimento entre Musk e Peter Navarro ganhou força depois que o assessor afirmou que a Casa Branca e a população americana não compreendem que Elon Musk não é um fabricante de carros, mas sim um montador, em uma declaração à emissora NBC News.
"Todos nós entendemos na Casa Branca - e o povo americano entende - que Elon é um fabricante de carros. Mas ele não é um fabricante de carros. Ele é um montador de carros", disse Navarro na ocasião.
Ele continuou: "Em muitos casos, se você for à fábrica dele no Texas, uma boa parte dos motores que ele obtém - que no caso dos veículos elétricos são as baterias - vem do Japão e da China. A eletrônica vem de Taiwan. O que queremos - e a diferença está em nosso pensamento e no de Elon sobre isso - é que os pneus sejam feitos em Akron. Queremos as transmissões feitas em Indianápolis. Queremos os motores feitos em Flint e Saginaw. Queremos os carros fabricados aqui".
Navarro insistiu que, enquanto Musk quer "componentes (mecânicos) estrangeiros baratos", o governo, por outro lado, quer que os carros sejam fabricados inteiramente nos EUA, citando a economia do país e a segurança nacional.
Com a repercussão da entrevista, Musk respondeu que as declarações de Navarro são "comprovadamente falsas", acrescentando que "a Tesla tem a maioria dos carros fabricados nos EUA".
"Navarro é um completo idiota. O que disse é falso e fácil de provar. Deveria perguntar ao falso especialista que inventou, Ron Vara", alfinetou o empresário.
"Em qualquer definição, a Tesla é a montadora mais verticalmente integrada dos EUA, com a maior porcentagem de produção americana", disse ainda no X.
Essa não foi a primeira vez que os dois se desentenderam. No final de semana, Musk declarou que apoia a eliminação de todas as tarifas sobre a União Europeia (UE), o assessor indicou que o bilionário está "simplesmente protegendo seus próprios interesses, como qualquer empresário faria".
"O que eu acho importante entender sobre Elon é que ele vende veículos. É isso que ele faz", disse Navarro nesta segunda-feira (7) durante uma entrevista à Fox News.