Documentos históricos recém-revelados no Reino Unido revelaram que o ditador italiano Benito Mussolini iniciou sua carreira política como agente financiado pelo serviço secreto britânico. Segundo o jornal "The Guardian", em 1917, Mussolini, recebia um salário semanal de 100 libras do MI5.
Então com 34 anos, o italiano era um jornalista que fazia propaganda em sua publicação para que seu país lutasse ao lado dos aliados na Primeira Guerra Mundial. Além dele, o serviço secreto britânico tinha 100 funcionários na Itália.
Segundo o historiador Peter Martland, da Universidade de Cambridge, que descobriu os documentos revelados pelo jornal, Mussolini trabalhou por pelo menos um ano para os ingleses. O valor recebido por ele, corrigido para os dias atuais, seria equivalente a 6 mil libras (R$ 16.500) por semana.
Mussolini, que mais tarde se tornou o líder fascista do país, atuou ao lado da Alemanha de Hitler na Segunda Guerra Mundial. Ele ascendeu ao poder após o armistício do primeiro conflito, se tornando ditador ainda na década de 1920. Ele foi deposto em 1943 e assassinado dois anos depois, quando tentava fugir para a Suíça.



