• Carregando...
Guerra na Ucrânia afeta diretamente a cotação de commodities como o trigo. Neste ano, preço da farinha já aumentou 15,44% para o consumidor brasileiro; o pão francês subiu 9,72% e o macarrão, 15,46%.
Possível não renovação do acordo do Mar Negro pode impactar preços, mas mundo está bem servido de trigo| Foto: Jonathan Campos/Arquivo/Gazeta do Povo

O acordo de exportação de grãos pelo Mar Negro, que permite o escoamento da produção de alimentos da Ucrânia e fertilizantes da Rússia durante a guerra, expira nesta segunda-feira. Se não for renovado pela Rússia, pode gerar crises de abastecimento no Oriente Médio e na África e causar uma alta global nos preços dos alimentos.

O presidente turco Recep Erdogan declarou que Vladimir Putin deve estender o combinado amanhã, mas há quem aposte que isso não irá ocorrer, uma vez que o líder russo disse estar estudando abandonar o pacto. A ONU espera um posicionamento de Moscou ainda neste domingo (16).

Putin voltou a afirmar que o acordo não vem sendo cumprido e condicionou a renovação ao restabelecimento de um duto de exportação de amônia usada para fertilizantes que passa por território ucraniano e foi bombardeado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]