• Carregando...
 | Nasa/Johns Hopkins University Applied Physics Laboratory / Southwest Research Institute
| Foto: Nasa/Johns Hopkins University Applied Physics Laboratory / Southwest Research Institute

A Nasa divulgou novas imagens feitas pela sonda New Horizons durante seu sobrevoo por Plutão. O veículo espacial começou, no último fim de semana, a fornecer dados do planeta-anão, permitindo aos cientistas retomarem a análise deste ambiente ainda desconhecido.

A série de imagens inclui formatos que lembram dunas, vales e escoamento de gelo. Estima-se que outras imagens serão fornecidas regularmente a partir de agora.

NASA/ Johns Hopkins University Applied Physics Laboratory/ Southwest Research Institute/Fotos Públicas

“Plutão está exibindo uma diversidade de paisagens e uma complexidade de processos que é párea a tudo o que já vimos no Sistema Solar”, disse um dos coordenadores da pesquisa, Alan Stern.

“Ver dunas em Plutão, se é que isso são realmente dunas, seria algo completamente selvagem, porque sua atmosfera é muito fina”, destaca o astrônomo William McKinnon, da Universidade de Washington em Saint Louis. “Ou o planeta-anão teve atmosfera mais grossa no passado, ou algum processo que ainda não entendemos está em andamento. É um quebra-cabeças”, diz.

A sonda coletou uma vasta coleção de dados enquanto viajava a 2.300 quilômetros de Plutão dois meses atrás. A Nasa, no entanto, leva muito tempo para fazer o “download” destes arquivos — a velocidade de transferência das informações da sonda é de de 2 mil bits por segundo. Por isso, estima-se que pode demorar até o fim de 2016 para que todas as informações coletadas até agora cheguem aos cientistas.

Além das imagens, a New Horizons também dedica-se à análise de partículas energéticas e a poeira espacial.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]