
A agência espacial americana, Nasa, divulgou na manhã deste domingo (7), pela primeira vez, imagens da superfície solar e de sua atmosfera. Segundo informações da agência espanhola EFE, as fotografias permitirão que pesquisadores analisem o astro e obtenham prognósticos sobre a atividade solar. As imagens foram captadas por sondas gêmeas.
"Com dados como estes, nós podemos voar ao redor do Sol para ver o que está acontecendo ao longo do horizonte, sem nunca sair de nossas mesas", disse o cientista do programa Stereo Lika Guhathakurta em comunicado divulgado no site da Nasa.
Duas sondas solares do Observatório de Relações Solares-Terrestres (Stereo) enviadas em 2006 pela Nasa registraram as imagens. Os pesquisadores combinaram as duas visões captadas para criar uma esfera. Elas ficaram localizadas em lados opostos do Sol, estudando o fluxo de energia e da matéria solar à Terra. Em 2007, a Nasa divulgou as primeiras fotografias tridimensionais do Sol.
"Há muitos enigmas fundamentais subjacentes à atividade solar", disse o membro da equipe científica Stereo, no Laboratório de Pesquisa Naval em Washington, Angelos Vourlidas. "Pelo monitoramento do Sol todo, podemos encontrar peças que faltam", concluiu.
Em comunicado, divulgado em seu site, a Nasa informou que "as novas imagens ajudarão a melhorar o planejamento de futuras missões de naves espaciais robóticas ou com tripulação para o sistema solar."
A Nasa promete filmes com "resolução ainda maior e mais ação" nos próximos dias e semanas seguintes.




