• Carregando...

Fotos surpreendentes da superfície de Marte, divulgadas à imprensa nesta quarta-feira, fornecem evidências conclusivas da existência de água em estado líquido no planeta vermelho, informou a Agência Espacial Americana (Nasa)

A existência de água em Marte favorece, segundo os pesquisadores, o desenvolvimento de um ambiente propício para a evolução de vida no planeta. Além disso, abre caminho para o tão sonhado envio de uma missão tripulada para o planeta de superfície árida e rochosa.

Não é de hoje que os especialistas defendem a existência de água em estado líquido no planeta vermelho, sujeito a condições climáticas extremas. Vestígios de água congelada já haviam sido observadas na superfície de Marte por outras sondas orbitais, como a Mars Express e a Mars Odyssey.

- Já tínhamos provas de que havia água há milhões de anos em Marte - disse Kennet Edgett em entrevista coletiva na sede da Nasa. - Agora encontramos provas da presença de água líquida na atualidade - ressaltou.

As novas imagens foram registradas ao longo dos últimos sete anos pela câmera Mars Orbiter, instalada a bordo da nave Mars Global Surveyor, nave que explora a órbita marciana desde 1997 e que perdeu contato com a Terra no mês passado. Nelas, os pesquisadores da Nasa documentaram a formação de novas crateras na planta do planeta vermelho, assim como a criação de depósitos (que eles acreditam conter lama, gelo ou sal) em canais que não apareciam em fotos anteriormente tiradas. Para a Agência Espacial Americana, isso seria um indício da existência recente de água na região.

Segundo os pesquisadores, os canais teriam sido formados pela erosão causada pelo curso d'água, em forma líquida, pela superfície marciana.

No fim de novembro, o renomado físico Stephen Hawking defendeu a realização de missões a outros planetas. Segundo ele, os seres humanos precisam se aventurar no espaço para não serem extintos. Ele previu, ainda, a construção de uma base permanente na Lua em 20 anos e a colonização de Marte ainda na primeira metade do século.

E as suas previsões podem estar corretas. A Nasa anunciou na terça-feira os planos de construção de uma base permanente em solo lunar .

- Planejamos estabelecer uma base na lua - disse a jornalistas Scott "Doc" Horowitz, administrador associado para exploração da Nasa, em uma teleconferência no Centro Espacial Johnson, em Houston.

O habitat serviria como base científica assim como banco de testes de tecnologias necessárias para futuras viagens a Marte, e sua construção seria posterior a uma série de vôos à Lua previstos para começar em 2020.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]