Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Experimento

Nasa simula exploração de Marte em confinamento de 1 ano

Programa financiado pela agência espacial vai confinar seis pesquisadores por 365 dias para avaliar qual seria o comportamento da tripulação no planeta vermelho

Imagem captada de Marte. A expectativa é que a primeira expedição ao planeta vermelho seja realizada em 2030. | Divulgação/NASA
Imagem captada de Marte. A expectativa é que a primeira expedição ao planeta vermelho seja realizada em 2030. (Foto: Divulgação/NASA)

No próximo dia 28, seis pessoas serão colocadas em uma estrutura com cerca de cem metros quadrados construída a 2,5 quilômetros de altitude, no alto do vulcão Mauna Loa, no Havaí, onde ficarão confinadas por 365 dias. O objetivo é simular uma missão exploratória a Marte, para avaliar o comportamento e aspectos psicológicos e de relacionamento da tripulação.

São três homens e três mulheres que passaram por um intenso processo de seleção, que tinha em seu início cerca de 150 candidatos de diversas partes do mundo. A dedicação por um ano é praticamente voluntária. Cada um receberá uma bolsa de US$ 15 mil.

A previsão é que o projeto americano de enviar os primeiros seres humanos a Marte aconteça na década de 2030. O Hi-Seas é o principal experimento de simulação de exploração marciana realizado pela Nasa. Iniciado em 2013, ele já teve três outras missões, mas todas com duração menor.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.