• Carregando...
Trajes espaciais da Nasa
Os novos trajes espaciais da Nasa para ir à Lua| Foto: Andrew CABALLERO-REYNOLDS/AFP

A Nasa apresentou nesta semana os novos trajes que serão usados pelos astronautas na próxima viagem à Lua, a bordo da aeronave Orion. De acordo com a agência espacial, a vestimenta foi projetada para proporcionar "um ajuste personalizado", com tecnologia de segurança e recursos de mobilidade para ajudar a proteger os astronautas no dia do lançamento, em situações de emergência, partes de alto risco de missões perto da Lua e durante o retorno em alta velocidade à Terra.

Um dos trajes, o branco, chamado de Unidade de Mobilidade Extraveicular da Exploração (xEMU), é usado quando o astronauta precisa sair da espaçonave e é projetado como se fosse uma espaçonave pessoal independente. A roupa laranja, chamada de traje Orion, é usada dentro da espaçonave durante momentos de alto risco de uma missão, como durante o lançamento e reentrada na atmosfera da Terra.

A Nasa está construindo ambos para o programa Artemis, que levará uma mulher à Lua pela primeira vez.

Traje Orion

Traje Orion | Foto: Divulgação/Nasa
Traje Orion | Foto: Divulgação/Nasa| (NASA/Joel Kowsky)

O traje Orion foi aprimorado. O capacete, por exemplo, é mais leve, mais forte, vem em mais de um tamanho, ajuda a reduzir o ruído e é mais fácil de conectar ao sistema de comunicações necessário para conversar com outros membros da tripulação e controle da missão. A cor laranja serve para tornar os tripulantes facilmente reconhecíveis no oceano, caso precisem sair da Orion sem a assistência do pessoal de recuperação. A roupa inclui aprimoramentos nos ombros para melhor alcance, é mais fácil de vestir, é resistente ao fogo. Novas interfaces adaptáveis ​​fornecem ar e removem dióxido de carbono exalado. As luvas, a parte que recebe o maior desgaste, são mais duráveis ​​e compatíveis com a tela de toque. Melhorias nas botas fornecem proteção em caso de incêndio, se encaixam melhor e ajudam o astronauta a se mover com mais agilidade.

Embora tenha sido projetado principalmente para o lançamento e a reinserção na atmosfera, o traje Orion pode manter os astronautas vivos se o Orion perder a pressão da cabine durante a viagem para a Lua - os astronautas podem sobreviver dentro do traje por até seis dias enquanto retornam à Terra.

Traje xEMU

Traje xEMU | Foto: Nasa/Joel Kowsky
Traje xEMU | Foto: Nasa/Joel Kowsky| (NASA/Joel Kowsky)

Para que os astronautas consigam sair da espaçonave, os engenheiros da Nasa desenvolveram o xEMU, que suporta temperaturas extremas de -120° Celsius na sombra e de 120° ao sol. O Portable Life Support System, a mochila que os astronautas usam nas caminhadas espaciais, abriga a energia e o ar respirável da roupa e remove o dióxido de carbono exalado e outros gases, odores e umidade tóxicos da roupa. Ela também ajuda a regular a temperatura e monitora o desempenho geral do traje, emitindo avisos se os recursos caírem baixo ou se houver uma falha no sistema.

O novo traje tem melhorias de mobilidade, permitindo que os astronautas sejam mais ágeis - eles não precisarão se locomover pulando como registrado nos famosos vídeos da chegada do homem à Lua.

Os astronautas ainda usarão roupas parecidas com fraldas durante as caminhadas espaciais. De acordo com a Nasa, os eles geralmente preferem não usá-las, mas podem precisar urinar durante missões mais longas fora da espaçonave. (Com informações da Nasa).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]