• Carregando...
Vigília em Zurique, na Suíça, em homenagem ao líder opositor russo Alexei Navalny
Vigília em Zurique, na Suíça, em homenagem ao líder opositor russo Alexei Navalny| Foto: EFE/EPA/MICHAEL BUHOLZER

Numa mensagem no filme “Navalny”, do diretor Daniel Roher e vencedor do Oscar de melhor documentário em 2023, o líder opositor russo Alexei Navalny, que morreu nesta sexta-feira (16), deixou uma mensagem sobre o que seus apoiadores deveriam fazer caso ele fosse morto.

Navalny morreu em uma prisão no Ártico e o Kremlin tem reiterado que não há como saber por ora a causa do óbito, mas apoiadores do ativista e governos do Ocidente apontam responsabilidade do governo russo, considerando o histórico do presidente Vladimir Putin de mortes misteriosas de inimigos e ex-aliados.

“Escutem, eu tenho algo muito óbvio para lhes dizer: vocês não têm permissão para desistir”, afirmou Navalny no documentário, sobre a possibilidade de ser morto.

“Se eles decidirem me matar, significa que somos incrivelmente fortes. Precisamos usar esse poder para não desistir, para lembrarmos que somos uma força imensa que está sendo oprimida por esses caras maus. Não percebemos como somos fortes de verdade. A única coisa necessária para que o mal triunfe é que as pessoas boas não façam nada. Então, não fiquem inertes”, orientou o ativista.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]