Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Espaço

Nave espacial britânica Beagle 2 encontrada em Marte

Sonda estava perdida desde dezembro de 2003

Perdida há mais de uma década, a sonda espacial britânica Beagle 2 foi encontrada em Marte por um satélite da Nasa que orbita em torno do planeta vermelho, informou nesta sexta-feira a agência espacial do Reino Unido.

Em um comunicado, a agência afirmou que Beagle-2 "foi encontrado parcialmente implantado na superfície do planeta, acabando com o mistério sobre o que ocorreu com a missão há mais de uma década".

A descoberta demonstra que o projeto da sonda funcionou, já que ela pousou "com êxito em Marte no Natal de 2003. A nave foi batizada em homenagem ao barco "Beagle" com o qual o pai da teoria da evolução, Charles Darwin, fez suas pesquisas.

Para que pudesse entrar em funcionamento, Beagle 2 precisava se implantar completamente após a aterrissagen, uma vez que era necessária a abertura total dos painéis solares para expor a antena RF, que transmitiria os dados e receberia os comandos da Terra.

"Infelizmente, devido à implantação parcial, não será possível ressuscitar a Beagle 2 e recuperar os dados", lamentou a agência.

A nave foi uma ambiciosa colaboração entre a indústria, as universidades britânicas e a Agência Espacial Europeia. Foi a ideia de Colin Pillinger - que levantou dinheiro para o projeto através de campanhas promocionais. Pillinger morreu em maio do ano passado. Muitos dos envolvidos na missão lamentaram que ele não viveu para ver a sonda ser encontrada.

O diretor deste organismo europeu, Jean-Jacques Dordain, comemorou a descoberta:

"O que foi encarado há 11 anos como um fracasso por fim não foi um fracasso total. Ao menos houve uma aterrissagem em Marte."

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.