• Carregando...

Atualizado em 28/03/2006 às 22h20

A nave Soyus TMA-8, em que viajará à Estação Espacial Internacional (ISS) o primeiro astronauta brasileiro, Marcos Ponte, acompanhado por um russo e um americano, foi instalada nesta terça-feira em sua rampa de lançamento, informou a agência espacial russa Roscosmos.

Juntamente ao foguete lançador Soyus-FG, de 50 metros de largura e 300 toneladas de peso, a Soyus foi transportada sobre vagões em posição horizontal até a rampa na Base de Baikonour, na república do Cazaquistão, na Ásia Central, disse um porta-voz de Roscomos à agência Itar-Tass.

As duas locomotivas nos extremos do comboio levaram cerca de duas horas para percorrer os quase dois quilômetros de distância entre o hangar e a plataforma de lançamento do terminal espacial.

Segundo o costume, convidados, jornalistas e militares colocaram moedas que amassadas na passagem do comboio se transformam em talismãs e recordações dessa viagem espacial, histórica para o Brasil.

- O Soyuz FG com a Soyuz TMA-8 estão prontos para o lançamento - afirmou a fonte, que acrescentou que o lançamento do foguete está previsto para a próxima quinta-feira às 6h30m de Moscou (23h30m de quarta-feira em Brasília) de Baikonur.

A missão fundamental da Soyuz TMA-8 é transportar à ISS a décima terceira expedição, ISS-13, integrada pelo russo Pável Vinográdov e o americano Jeffrey Williams.

Vinográdov e Williams vão substituir a ISS-12, formada pelo russo Valeri Tokarev e o americano William McArthur, que se encontram na estação desde outubro.

Mas a atenção nesta missão se concentra no terceiro tripulante, o coronel de aviação Pontes, que se tornará o primeiro astronauta na história do Brasil.

Durante sua permanência no cosmos, Pontes, de 43 anos, desenvolverá a missão Centenário, que inclui um programa de experimentos científicos e técnicos e observações do território de seu país com instrumentos a bordo do engenho espacial.

- O võo do primeiro avião no Brasil ocorreu em 1906 e agora, passado um século, ocorrerá o primeiro vôo de um brasileiro ao espaço - explicou recentemente Pontes.

Vinográdvo e Williams ficarão na ISS ao menos meio ano, e Pontes, depois de oito dias no laboratório orbital, voltará à Terra na companhia de Tokarev e McArthur, que já preparam sua malas para o regresso.

Os astronautas Vinogradov e Williams expressaram sua satisfação em participar de um vôo histórico para o país sul-americano e, como Pontes, deram importância ao feito de compor a expedição 13, o "número do diabo", expressão em russo para o superticiosos que crêem que esse número traz má sorte.

- Na verdade, sou a tripulação doze e meio, porque viajarei com a ISS-13 e voltarei com a ISS-12 - brincou Pontes.

Lei também:

Ser astronauta, o sonho de infância de PontesConheça melhor o astronauta brasileiroSaiba mais sobre o cosmódromo de Baikonur

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]