Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
pré-história

Neandertais produziam joias há 130 mil anos

Garras de águia eram usadas como enfeite antes do homo sapiens. Artefatos mais antigos achados até então tinham 100 mil anos

Peças feitas por neandertais e foram encontradas na Croácia. | Luka Mjeda/EFE
Peças feitas por neandertais e foram encontradas na Croácia. (Foto: Luka Mjeda/EFE)

Os neandertais utilizaram garras de águia para criar e se enfeitar com as primeiras joias da humanidade há 130 mil anos, dezenas de milhares de anos antes da aparição dos humanos modernos na Europa. A descoberta é da antropóloga croata Davorka Radovcic, cujo trabalho foi divulgado na publicação científica “PLoS One”, e que revela que não foi o Homo sapiens, há 100 mil anos, a primeira espécie humana a criar objetos de valor para se adornar.

“Até agora se considerava que as joias mais antigas do homem, achadas em Israel e no sul da África, datam de 100 mil anos”, diz Davorka, que é conservadora do Museu de História Natural da Croácia.

Alguns especialistas sustentavam que os neandertais não tinham habilidades simbólicas ou que poderiam ter copiado este comportamento do Homo sapiens.

Algumas marcas em garras da águia de cauda branca provam que estas foram enlaçadas pelo Homo neanderthalensis e utilizadas em um colar, pulseira e um adorno corporal similar. As garras fósseis foram achadas há 115 anos e provêm de um dos maiores sítios arqueológicos neandertais no mundo, a caverna Husnjakovo, no norte da Croácia.

O neandertal era associado a uma imagem de pouca inteligência, mas esta recente descoberta revela que esses homens paleolíticos foram muito mais “humanos” do que acreditávamos. “O fato de ter usado este enfeite mostra um nível de cognição abstrata, indica a possibilidade de cognição simbólica, sinalização, linguagem”, disse Radovcic.

A cientista teve um primeiro indício de sua descoberta há dois anos. As oito garras descobertas pertencem a três águias diferentes, pelo menos, por isso os cientistas concluem que se tratava de uma prática comum. As garras têm marcas que indicam que elas foram expostas a um ambiente ácido, como o suor do corpo humano, o que reforça ainda mais a teoria de Radovcic.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.