Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Oriente Médio

Netanyahu agradece apoio de Trump e diz que Israel conquistou “vitória histórica” contra o Irã

israel irã
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu. (Foto: @netanyahu/EFE)

Ouça este conteúdo

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, afirmou em discurso realizado nesta terça-feira (24) que seu país obteve uma “vitória histórica" contra o regime islâmico do Irã, após o fim da operação militar que resultou na destruição de instalações nucleares e mísseis do país persa. O discurso do premiê israelense foi feito horas depois da entrada em vigor do cessar-fogo entre Israel e Irã, que encerrou 12 dias seguidos confrontos diretos no Oriente Médio.

Em sua fala, Netanyahu destacou o papel dos Estados Unidos, sob a liderança do presidente Donald Trump, na ofensiva contra o regime islâmico.

“Israel nunca teve um amigo como o presidente Trump na Casa Branca, e eu o agradeço muito pelo nosso trabalho conjunto”, afirmou o premiê, ressaltando o alinhamento entre os dois países durante os dias de confronto.

Segundo Netanyahu, a ofensiva israelense, com apoio dos EUA, conseguiu neutralizar alvos estratégicos do programa nuclear iraniano.

“As forças dos Estados Unidos destruíram o espaço subterrâneo de Fordow”, declarou o primeiro-ministro, falando sobre a destruição da principal usina nuclear do Irã. Ele também garantiu que “enviamos o programa nuclear do Irã pelo ralo” e deixou claro que qualquer tentativa do país persa de reconstituir suas capacidades será combatida.

“Se alguém no Irã tentar restaurar esse programa, agiremos com a mesma determinação, o mesmo poder, para cortar qualquer tentativa”, assegurou.

Com este avanço militar, Netanyahu afirmou que a prioridade de Israel agora é derrotar o grupo terrorista Hamas na Faixa de Gaza e garantir o retorno de todos os reféns israelenses. “Precisamos derrotar o Hamas e trazer os reféns de volta”, pontuou.

Por fim, o premiê sinalizou que o êxito militar contra o Irã poderá abrir um novo cenário regional. Segundo ele, “com o eixo iraniano em frangalhos, Israel vai inaugurar um eixo de prosperidade e paz entre as nações da região e além”.

O conflito entre Israel e Irã terminou nesta terça após mediação dos EUA e Catar.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.