Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Oriente Médio

Netanyahu diz que Irã sofrerá “consequências insuportáveis” se atacar Israel

israel irã
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu. (Foto: ABIR SULTAN/EFE/EPA)

Ouça este conteúdo

O governo de Israel afirmou nesta segunda-feira (2) que qualquer ataque do Irã contra o país será respondido com severidade. O alerta foi feito pelo primeiro-ministro Benjamin Netanyahu durante um discurso no Knesset, o Parlamento israelense em Jerusalém, ao declarar que o Irã “sofrerá consequências insuportáveis” caso ataque Israel.

“Mais desafios nos esperam, mais momentos difíceis. Mas estamos alertas e preparados para qualquer acontecimento, acompanhamos de perto o que está acontecendo e estamos preparados para qualquer cenário”, afirmou o premiê. “Como democracia poderosa, enfrentamos o ‘eixo do mal’ e fomos capazes de fazê-lo. Nossos soldados e comandantes defenderam com coragem nosso lar e nossa liberdade frente ao Irã e seus braços terroristas”, disse. Ele reforçou que “quem quer que nos atacar sofrerá consequências insuportáveis”.

As declarações ocorreram durante a sessão que marcou o 77º aniversário da fundação do Parlamento israelense.

Netanyahu fez os comentários na véspera de uma reunião, em Jerusalém, com o enviado especial dos Estados Unidos para o Oriente Médio, Steve Witkoff, conforme confirmou uma fonte oficial israelense à agência espanhola. A fonte não detalhou os temas do encontro.

A visita de Witkoff ocorre no contexto da implementação da segunda fase do plano de paz para Gaza promovido pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e em meio ao aumento das tensões regionais diante da possibilidade de uma ação militar americana contra o Irã.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.