
Ouça este conteúdo
O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu está negociando a compra de carros da Tesla, empresa de Elon Musk, para serem utilizados por autoridades do governo de Israel, informou a mídia israelense nesta quinta-feira (13).
Segundo a agência de notícias Jewish News Syndicate (JNS), o governo israelense solicitou à Tesla que participe de uma licitação para fornecer veículos elétricos a altos funcionários do país. A notícia foi confirmada por Netanyahu, que compartilhou a publicação do JNS em sua conta na rede social X, indicando que a informação partiu diretamente de seu gabinete.
Um alto funcionário do governo israelense, citado pelo JNS, afirmou que a escolha da Tesla não está atrelada a “tendências progressistas”, por se tratar de carros elétricos, mas sim à qualidade dos veículos.
“Um carro é um carro. E um grande carro é um grande carro. Os Teslas são ótimos carros, e estamos ansiosos para estudar a proposta deles”, concluiu.
A relação entre Netanyahu e Musk tem se fortalecido nos últimos anos. Em 2023, o premiê e sua esposa, Sara Netanyahu, visitaram uma fábrica da Tesla em Fremont, na Califórnia, onde foram recebidos por Musk. Durante o encontro, o casal fez um passeio no Tesla Cybertruck e acompanhou a linha de produção dos veículos elétricos.
Desde a posse de Donald Trump como presidente dos EUA, em 20 de janeiro de 2025, Musk assumiu um papel de destaque nos esforços para reduzir os gastos e a burocracia do governo dos Estados Unidos, liderando o Departamento de Eficiência Governamental (DOGE).
Quando Musk foi injustamente acusado de fazer uma saudação nazista durante um discurso em um comício de posse de Trump, Netanyahu saiu em defesa do empresário, chamando as acusações de difamações. “Elon é um grande amigo de Israel”, afirmou o premiê na época.
“Ele visitou Israel após o massacre de 7 de outubro e tem apoiado fortemente nosso direito de nos defendermos contra terroristas e regimes genocidas que buscam aniquilar o único Estado judeu”, declarou.
A iniciativa do governo israelense de modernizar sua frota com veículos elétricos da Tesla está alinhada com seus planos para a transição energética do país. O Ministério da Energia e Infraestrutura de Israel projeta que, até 2030, aproximadamente 1,3 milhão de veículos elétricos estarão em circulação no país. A meta para 2050 é ainda mais ambiciosa: eliminar completamente os carros movidos a combustíveis fósseis e contar com uma frota de seis milhões de veículos elétricos.







