Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Guerra no Oriente Médio

Netanyahu ordena ocupação total da Faixa de Gaza, diz imprensa de Israel

Netanyahu ordena ocupação total da Faixa de Gaza, diz imprensa de Israel
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu. (Foto: RONEN ZVULUN/EFE/EPA)

Ouça este conteúdo

O gabinete do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu determinou nesta segunda-feira (4) que as Forças de Defesa de Israel (FDI) ocupem toda a Faixa de Gaza, inclusive zonas onde o grupo terrorista Hamas mantém reféns desde os ataques de 2023. A informação foi divulgada por veículos de imprensa israelenses, como o Canal 12 e o The Jerusalem Post.

Segundo essas fontes, a ordem inclui avançar com operações militares em áreas que antes eram evitadas por risco à vida dos reféns. Segundo o Canal 12, um alto funcionário do gabinete de Netanyahu disse nesta segunda que “a decisão está tomada, Israel vai ocupar toda a Faixa de Gaza”. Ele ainda enviou um recado ao chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, Eyal Zamir, onde disse que se ele não concordar com a decisão do premiê “então vai ter que renunciar”.

A decisão foi tomada após o Hamas divulgar um novo vídeo mostrando um refém israelense visivelmente debilitado, sendo obrigado a cavar sua própria cova, e em meio à falta de avanço nas negociações para libertação dos sequestrados que ainda estão sob controle terrorista no território palestino. Segundo o Canal 12, a fonte do gabinete de Netanyahu disse que “o Hamas não vai libertar mais reféns sem rendição total”.

“Se não agirmos agora, os reféns morrerão de fome e Gaza permanecerá sob controle do Hamas”, disse a fonte.

De acordo com a imprensa israelense, o plano para ocupar toda Gaza prevê que as forças de Israel passem a atuar também em campos de refugiados e outras regiões que ficam no centro do enclave palestino, onde a presença militar era restrita para evitar colocar reféns em risco. De acordo com as fontes citadas, as FDI já controlam cerca de 75% da Faixa de Gaza.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.