• Carregando...
texas frio
A tempestade de inverno Uri trouxe um clima frio histórico e quedas de energia para o Texas| Foto: Joe Raedle / Getty Images / AFP

Pelo menos 38 pessoas já morreram nos EUA em razão de fortes nevascas que atingem o sul e a região central do país, principalmente o Texas, um dos estados mais afetados pelo frio extremo. Nos últimos dias, temperaturas no Texas chegaram a -10ºC. As nevascas deixaram milhares de texanos dias sem eletricidade e água. Os serviços começaram a ser normalizados ontem no Estado, no entanto, em Houston, a quarta maior cidade americana, mais de um milhão de pessoas ainda estão sem água. As concessionárias de abastecimento estão com seus poços congelados e estações de tratamento funcionando em ritmo lento.

O presidente dos EUA, Joe Biden, decretou ontem estado de emergência no Texas e em Oklahoma. "Autorizei a Fema (Agência Federal de Gestão de Emergências) a fornecer geradores e suprimentos e estou pronto para atender a solicitações adicionais", escreveu Biden no Twitter.

A calamidade também empurrou o senador republicano Ted Cruz, que mora no Texas, para o centro de uma polêmica. Fiel aliado do ex-presidente Donald Trump, Cruz decidiu viajar com a família para Cancún, no México, durante a crise. "Com as aulas canceladas durante a semana, nossas meninas pediram para fazer uma viagem com amigos. Querendo ser um bom pai, voei com eles ontem à noite e estou voltando esta tarde (ontem)", disse o senador.

Eleitores, políticos e meios de comunicação não perdoaram o senador. Em dezembro, Cruz havia criticado o prefeito de Austin, Steve Adler, por ter voado para Cabo San Lucas durante a pandemia. "Hipócritas", disse o republicano na ocasião.

As tempestades também deixaram mais de 320 mil residências e empresas sem energia em Louisiana, Mississippi e Alabama. Cerca de 70 mil interrupções de energia foram reportadas após uma tempestade de gelo em Kentucky. Na Virgínia Ocidental, quase 67 mil ficaram sem luz.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]