
O mau tempo que afeta grande parte da Espanha neste fim de semana, assim outros países da Europa, causou a morte de três pessoas e afetou os transportes ferroviário, aéreo e por estradas.
>> Imagens: Veja mais fotos da neve pelo mundo
Todas as vítimas morreram no sábado. Na cidade de Cartagena, em Múrcia, dois homens de 45 e 50 anos foram atingidos por um muro derrubado por uma forte rajada de vento. Já na província de Badajoz, um portão caiu em cima de uma mulher de 54 anos.
Os fortes ventos, chuvas e nevascas que atingem vários países europeus neste fim de semana estão causando atrasos e cancelamentos em alguns voos com origem em vários aeroportos espanhóis.
Os aeroportos mais afetados são os de Heathrow e Gatwick, em Londres, e Charles de Gaulle e Orly, em Paris, assim como os de Frankfurt e Bruxelas, informaram à Agência Efe fontes da empresa gestora aeroportuária espanhola AENA.
Até o fim da tarde em Madri, no aeroporto de Barajas foram cancelados 14 voos com destino a França e Reino Unido, e em Barcelona houve 18 cancelamentos de voos para os mesmos países, segundo a fonte.
Um temporal obrigou hoje à suspensão das viagens na linha ferroviária entre Madri e Cantábria, no norte do país, por causa de deslizamentos de terra, segundo a gestora ferroviária Adif.
O transbordamento do rio Ebro, o mais caudaloso da Espanha, ao sul da região de Navarra, alagou hoje cultivos agrícolas e forçou o fechamento do tráfego na estrada que liga Pamplona, no norte do país, a Madri.
Rodovias e aeroportos
A neve forçou o cancelamento de voos e prejudicou o transporte rodoviário na Europa e na China neste domingo. A neve prejudicou o aeroporto de maior tráfego aéreo da Europa, em Frankfurt, na Alemanha, Mais de 120 voos tiveram que ser cancelados no terminal aéreo.
Operações para tirar o gelo das asas das aeronaves e limpar as pistas são a causa dos atrasos, segundo a empresa gestora do aeroporto alemão. A maior parte dos voos cancelados são domésticos, de modo que foi oferecida aos passageiros a possibilidade de realizar os trajetos por trens.
Já na França, a companhia aérea Air France-KLM cancelou 40% dos voos de curta e média distância que partiriam de aeroportos de Paris devido ao mau tempo. A empresa francesa informou que todos os seus voos de longa distância estavam confirmados para os aeroportos Charles de Gaulle, em Paris, e de Orly, mas funcionários de terminais advertiram que novos atrasos ou cancelamentos poderiam ocorrer, porque a neve continuava a cair.
A neve cobriu grandes parcelas do norte e do sudoeste da França entre a última sexta-feira e este domingo. Em algumas áreas, a camada chegou a alcançar entre 15 e 20 centímetros.
O fenômeno meteorológico também provocou atrasos na rede ferroviária de alta velocidade da França, TGV, e forçou o cancelamento de serviços de ônibus em toda Paris. A neve e o gelo deixaram as estradas em condições perigosas, com vários acidentes de carro com mortes durante o fim de semana.
Reino Unido
O forte frio e a neve, que continuarão durante todo o fim de semana, está afetando seriamente os transportes em todo o Reino Unido, provocando o fechamento parcial e inclusive total de alguns aeroportos e linhas ferroviárias.
O aeroporto londrino de Heathrow, um dos maiores da Europa, cancelou 179 voos por causa das intensas nevascas na última sexta-feira (19). Os operadores aéreos advertiram aos passageiros que viajem a partir de algum dos aeroportos londrinos que controlem através de seu site os possíveis atrasos que acontecerem ao longo do dia antes de sair de casa.
China
Na China, a neve no norte do país provocou o cancelamento de mais de 100 voos e o fechamento de dezenas de estradas, afirmaram autoridades chinesas neste domingo.
O site oficial do Aeroporto Internacional de Pequim informou que um total de 111 voos foram cancelados no local, incluindo 16 internacionais. Outros 68 voos registraram atrasos, sendo que 11 deles cumpriam rotas internacionais.
Mais de 40 estradas no norte da China foram fechadas devido à neve, segundo o site oficial de previsão climática do governo. Nenhum acidente foi registrado.
Até as 8 horas deste domingo (horário local), as autoridades meteorológicas haviam registrado ao menos 8,6 centímetros de neve em uma parte montanhosa do noroeste de Pequim, perto da Muralha da China. Quantidades menores de neve caíram no centro da capital chinesa. As informações são da Dow Jones.



