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Johanna Basford convenceu uma editora de que adultos comprariam livros de colorir; sua obra vendeu mais de 1,4 milhão de exemplares | Laurence King /
Johanna Basford convenceu uma editora de que adultos comprariam livros de colorir; sua obra vendeu mais de 1,4 milhão de exemplares| Foto: Laurence King /

Talvez surpreenda os fãs dos livros de colorir de Johanna Basford o fato de que a artista, segundo confessa, é “muito ruim” em colorir. “Não consigo ficar dentro dos contornos”, disse ela, timidamente. Não que isso importe. O livro de colorir de Basford, “Jardim Secreto”, uma coleção de 96 páginas de elaborados desenhos a nanquim de flores, folhas, árvores e pássaros, tornou-se um campeão de vendas global.

Desde seu lançamento na primavera de 2013, “Jardim Secreto” vendeu mais de 1,4 milhão de exemplares em 22 idiomas. As 226 mil unidades da primeira edição de sua sequência, “Floresta Encantada”, também está se esgotando rapidamente.

O que torna o sucesso inovador de Basford ainda mais surpreendente é seu público-alvo: adultos que gostam de colorir livros.

Parece que são muitos. Embora seja tentador descrever o mercado desses livros como um “nicho”, Basford, ilustradora de 31 anos natural da Escócia, rapidamente superou esse rótulo.

Os fãs mais extremados podem comprar vários exemplares de seus livros de uma vez, para experimentar diferentes combinações de cores. Outros os transformaram em uma atividade social. Rebekah Jean Duthie, que vive em Queensland, na Austrália, e trabalha para a Cruz Vermelha, disse que costuma reunir amigos para “círculos de colorir”.

Basford tornou-se uma espécie de celebridade literária na Coreia do Sul, onde “Jardim Secreto” vendeu mais de 430 mil cópias, diz ela. A mania, ao que parece, foi provocada em parte pelo astro pop coreano Kim Ki-bum, que postou um desenho floral delicadamente colorido do livro de Basford no Instagram, onde ele tem 1,8 milhão de seguidores. Parte da atração aparente é a natureza tátil e interativa dos livros, que oferecem alívio às pessoas cansadas das telas. “As pessoas ficam felizes em fazer algo analógico e criativo em uma época em que todos estamos tão dominados por telas e pela internet”, disse Basford.

Seu momento editorial surgiu em 2011, quando um editor da Laurence King Publishing viu seu trabalho on-line. O editor pensou que suas ilustrações poderiam funcionar bem como um livro de colorir para crianças.

“Eu respondi que gostaria de fazer um livro de colorir para adultos, e houve um momento de silêncio”, disse Basford.

Para convencê-los de que existia um mercado viável, ela desenhou cinco páginas com amostras de ilustrações parecidas com mosaicos. Os editores aprovaram.

Basford passou os nove meses seguintes trabalhando no livro.

Outras figuras nessa pequena, mas crescente, categoria incluem os livros de colorir com temas de natureza, “Creative Haven” (Refúgio Criativo), de Patricia J. Wynne, e os mais explicitamente intitulados “Livros de Colorir para Adultos”, lançados pela Chiquita Publishing.

As grandes editoras estão aproveitando a tendência. A Little Brown vai lançar quatro livros de colorir para adultos, com o subtítulo “Colorindo seu caminho para a tranquilidade”. Os livros, “Splendid Cities” (Cidades Esplêndidas), das artistas britânicas Rosie Goodwin e Alice Chadwick, e três títulos da ilustradora francesa Zoé de Las Cases, apresentam paisagens urbanas detalhadas, com pontos turísticos, cafés e a vida nas ruas.

Basford está trabalhando em seu terceiro livro. Enquanto isso, “Jardim Secreto” se esgotou em muitos mercados. A Laurence King está imprimindo mais 75 mil exemplares para os EUA.

No mês passado, Basford tentou acalmar seus seguidores com uma postagem no Facebook: “Não entrem em pânico! Um novo estoque de ‘Jardim Secreto’ chegará em poucas semanas!”

Alguns não se conformaram. “SEMANAS?”, retrucou um seguidor frenético. “Não posso esperar SEMANAS, de jeito nenhum!”

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