
Ao ver o primeiro-ministro Narendra Modi divulgando sua imagem internacional, é possível acreditar que Gandhi foi seu progenitor ideológico, ou seu companheiro.
Gandhi está em todos os lugares em Nova Deli atualmente. Um desenho estilizado de seus óculos de aros arredondados é o logotipo da campanha de limpeza de Modi, a Swachh Bharat Abhiyan, iniciada com grande alarde no dia do aniversário de Gandhi. Quando o Presidente da China, Xi Jinping, veio à India, Modi o recebeu no ashram de Gandhi. E quando Modi visitou o Presidente Obama nos Estados Unidos, presenteou-o com uma cópia da tradução do Bhagavad-gita feita por Gandhi .
Gandhi, logicamente, é um símbolo improvável para a direita ascendente na Índia. Durante grande parte do século passado, Gandhi foi o líder simbólico do partido do Congresso Nacional Indiano, que Modi tirou do poder este ano. A visão econômica de Gandhi era fundamentalmente anticapitalista: ele exaltava a vida rural em detrimento da urbana e considerava que a industrialização era "uma maldição para a humanidade". Durante sua vida, foi execrado por ativistas de direita.
A reputação de hindu linha-dura de Modi foi definida em 2002, quando sangrentos motins sectários eclodiram sob seu mandato como ministro-chefe do Estado de Gujarat. Portanto, o Gandhi agora abraçado por Modi é uma versão editada. Fundamentalmente, ele prega a limpeza uma representação justa, já que sempre foi apaixonado pelo assunto.
Modi adotou alguns elementos do pensamento econômico de Gandhi, exortando os consumidores a comprarem tecidos nacionais em vez dos produtos importados. Mas seu Gandhi não acredita que "o futuro da Índia está em suas aldeias".
Tushar A. Gandhi, bisneto de líder da independência, assistiu a esse processo de sua casa em Mumbai com curiosidade e, às vezes, satisfação.
"É meio que uma surpresa", disse ele. "A única coisa que posso dizer neste momento é que espero que ele seja sincero".
Tushar Gandhi declarou que a campanha de limpeza de Modi, que fez altos funcionários saírem limpando bairros, foi a única atitude em décadas que teria a aprovação de Gandhi.
Se esse foco em Gandhi representa uma mudança ideológica, ainda é um fato obscuro. Modi pode estar apenas reconhecendo que a Índia não pode ser governada sem a lealdade ao pai da nação.
Em qualquer caso, a limpeza é uma proposta que ninguém pode contestar.
Rajmohan Gandhi, neto do líder da independência, chamou a de "uma representação incompleta do pensamento de Gandhi".
"Gandhi está disponível a todos, para o uso correto, ou não", ele disse. "Minhas queixas não farão diferença. Mas Gandhi pode voltar e criar problemas para quem abusar dele".



